facebooktwitter

Perguntas Frequentes

1. Como faço para solicitar uma visita institucional guiada?

As visitas institucionais são agendadas de acordo com a disponibilidade da instituição e tem como objetivo apresentar o espaço físico, os serviços e os projetos para profissionais e estudantes de saúde. Para solicitar uma visita institucional guiada nas unidades da capital, preencha o Formulário de Solicitação de Visita e aguarde a confirmação de agendamento por e-mail. Para as demais unidades, entre em contato diretamente. Não é permitido abordar pacientes, fotografar, gravar áudio ou vídeo durante a visita e entrar acompanhado de acompanhantes como familiares, crianças e pessoas que não sejam profissionais ou estudantes da área da saúde. Consulte o Guia do Visitante do IMREA para mais informações.

2. Qual a diferença entre reabilitação e manutenção dos ganhos funcionais das deficiências?

Reabilitação é o processo inicial, integrado e interdisciplinar, desenvolvido por uma equipe multiprofissional e coordenado pelo médico fisiatra. Tem como objetivo atingir o potencial cognitivo e motor máximo do paciente, com o melhor nível de independência possível, além de orientar os cuidados mais adequados para sua condição de saúde.

A manutenção, ou fase pós-Reabilitação, é a fase na qual o paciente já alcançou a maior parte dos ganhos esperados e tende a uma estabilização do quadro; quando novos ganhos funcionais ocorrem de forma mais lenta e menos intensa. Nesta fase há necessidade de manter os ganhos já obtidos e de prevenir possíveis complicações.

O objetivo do IMREA e da Rede Lucy Montoro, por ser uma organização de saúde de alta complexidade, é a Reabilitação.

3. Como faço para encaminhar o meu currículo?

Para as unidades da capital, acesse o site da Fundação Faculdade de Medicina. Para unidades do interior, acesse este link.

4. Gostaria de informações sobre as oficinas terapêuticas.

As oficinas terapêuticas permitem a descoberta de interesses, habilidades e potencialidades das pessoas com deficiências. Possibilitam a interação com o outro, com o espaço e estimulam a troca de experiências, facilitando a comunicação entre as pessoas. As oficinas são coordenadas pelo Serviço de Terapia Ocupacional e contam com arte educadores especializados. Saiba mais.

5. Quero informações sobre habilitação e reabilitação profissional.

A Habilitação ou a Reabilitação Profissional promovem a capacitação/qualificação profissional e desenvolvimento pessoal, facilitando inserção ou reinserção no mercado de trabalho, de forma adaptada quando necessário. Propicia oportunidade de geração de renda, favorecendo a inclusão social, profissional e o exercício da cidadania. Saiba Mais.

6. Sou profissional interessado na área de reabilitação e gostaria de saber a programação dos cursos oferecidos.

Para conhecer os cursos e eventos, procure navegar regularmente em nosso site e verificar a área de cursos.

7. Sou paciente e gostaria de registrar um elogio, sugestão e/ou reclamação, como devo proceder?

Para elogios, sugestões e/ou manifestações, você pode procurar a Ouvidoria de cada unidade.

8. O atendimento é gratuito?

Sim, a Rede Lucy Montoro é ligada ao Governo do Estado de São Paulo e oferece programas de reabilitação por meio do SUS (Sistema Único de Saúde). Existem alguns serviços oferecidos na modalidade particular e convênio. Consulte a unidade.

9. Gostaria de ser voluntário.

Para saber como funciona o programa de voluntariado nas unidades da capital, acesse o site da AVOHC. Para as demais unidades, entre em contato diretamente.

10. Como funciona a unidade móvel?

A Unidade Móvel tem como objetivo fornecer ajudas técnicas que possam contribuir para o processo de reabilitação realizado nos municípios e minimizar as restrições de mobilidade. Para saber mais, acesse a área Unidade Móvel.

Não encontrou o que procura?

Mande sua mensagem.

Atualizado em 11/04/2018