facebooktwitter

Apresentação

O Instituto de Medicina Física e Reabilitação do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – IMREA HC FMUSP é uma entidade do governo do Estado, cujo objetivo é servir às pessoas com deficiência física, transitória ou definitiva, necessitadas de receber atendimento de reabilitação, desenvolvendo seu potencial físico, psicológico, social, profissional e educacional.

Em sua trajetória, tornou-se um centro de referência em reabilitação, participando do desenvolvimento de políticas públicas para a promoção da inclusão da pessoa com deficiência em todas as esferas de sociedade.

O Instituto de Medicina Física e Reabilitação (IMREA) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo teve sua origem em 1975, quando foi inaugurada a Divisão de Reabilitação Profissional de Vergueiro do Hospital das Clínicas (DRPV), que, posteriormente, passou a ser denominada Divisão de Medicina de Reabilitação (DMR). Pela sua relevância e ampliação dos serviços prestados à população, a Medicina Física e Reabilitação do HCFMUSP conquistou o status de Instituto, por meio do decreto nº 53.979, de 28 de janeiro de 2009.

A assistência à saúde promovida pelo IMREA tem caráter multiprofissional e interdisciplinar, especializada na área da Medicina Física e Reabilitação, buscando promover o tratamento da limitação causada pela incapacidade, com o objetivo de atingir o maior nível de independência física e funcional do paciente, visando à reabilitação integral e à inclusão social, considerando as características e grau de deficiência apresentadas. Possui a finalidade de oferecer atendimentos de maior complexidade para pessoas com deficiência física incapacitante por meio de tratamento de reabilitação integral e integrado, com estrutura tecnológica e pessoal qualificado para os correspondentes recursos diagnósticos e terapêuticos, em nível quaternário.

O IMREA Vila Mariana, inaugurado em 1975, é projetado para atendimento ambulatorial e hospitalar. O IMREA Umarizal, inaugurado em 2001, e o IMREA Lapa, inaugurado em 2007,  são unidades que oferecem atendimentos ambulatoriais em reabilitação. O IRLM MorumbiI, inaugurado em 2009, é o primeiro e maior hospital para reabilitação de pessoas com deficiência física do Sistema Único de Saúde do Estado de São Paulo, ofertando também atendimento ambulatorial para o público infantil. Estas unidades integram a Rede de Reabilitação Lucy Montoro, criada pelo decreto nº 52.973, de 12 de maio de 2008, e regida pelo decreto 61.003/2014 e suas alterações posteriores. A atuação conjunta e coordenada destas unidades abrangem o atendimento em reabilitação de alta complexidade, em nível ambulatorial, a toda região metropolitana de São Paulo e, na internação, as demandas de todo estado de São Paulo, sendo referência às outras unidades da Rede de Reabilitação Lucy Montoro.
O IMREA integra a estrutura acadêmica da Faculdade de Medicina da USP por meio do Departamento de Medicina Legal, Ética Médica, Medicina Social e do Trabalho e também participa dos programas de residências médica e multiprofissional, promove cursos para especialização de profissionais da saúde em reabilitação e atua na Graduação e pós-graduação, além de atividades relacionadas ao desenvolvimento de pesquisas clínicas.

Saiba mais sobre a Rede Lucy Montoro