facebooktwitter

Psicologia

PsicologiaColabora com a elaboração de programa de reabilitação individualizado e adequado às condições do paciente e familiar/ cuidador. O psicólogo:

- Conhece e faz conhecer as condições psicológicas do paciente e de sua família; o potencial, a capacidade e as limitações do paciente para o trabalho, possibilitando seu ajustamento na comunidade, pela orientação e capacitação para o trabalho e aconselhamento profissional.

- Assiste o paciente e familiar/cuidador, quando internado, realizando intervenções psicológicas de acordo com a necessidade.

- Fornece orientação psicológica ao paciente e sua família/cuidador, conforme os dados avaliativos, por meio de psicodiagnóstico e/ou impressão diagnóstica.

- Contribui com técnicas psicológicas para solução de problemas de ajustamento e interação do paciente e de sua família/cuidador ao programa de reabilitação e à comunidade, com objetivos determinados e dentro do tempo de permanência do paciente na instituição.

- Realiza atendimento psicoterápico individual e/ou em grupo; avaliação e treinamento neuropsicológico e reorganização conjunta, supervisionando o trabalho em oficina terapêutica.

- Informa e orienta a equipe multiprofissional no inter-relacionamento com o paciente e o familiar/cuidador.

- Desenvolve e participa de estudos e eventos científicos relacionados à psicologia em reabilitação.