facebooktwitter

Pacientes do IMREA Rede Lucy Montoro pintam quadro em homenagem à Professora Linamara Rizzo Battistella

No dia 30 de novembro, o Instituto de Reabilitação Lucy Montoro do Morumbi, realizou uma oficina de pintura colaborativa com os pacientes de internação.

A oficina foi conduzida pelo artista plástico Marcos Paulo (Markinhos), que foi paciente do Instituto.

Marcos sofreu uma lesão na coluna que o deixou tetraplégico e com o apoio dos profissionais do Instituto na reabilitação, descobriu uma nova forma de realizar seu trabalho, adaptando telas e um pincel para pintar com a boca.

Hoje o artista faz parte da Associação de Pintores com a boca e com os pés: “Antes da lesão eu já desenhava e trabalhava como tatuador. Após a lesão nunca imaginei que fosse me tornar artista profissional ao conseguir fazer uma adaptação para pintar com a boca e expor meu trabalho nas redes sociais. O trabalho dos profissionais da Rede Lucy Montoro me fez acreditar que somos capazes de superar qualquer deficiência dando sentido e significado a uma nova forma de viver”, comentou Marcos.

A oficina contou com o apoio dos profissionais de terapia ocupacional para auxiliarem os pacientes e tornarem a experiência uma atividade terapêutica diferente.

O paciente do IMREA Vila Mariana Elivelton Santos, jogador do time de futebol de amputados de Guarulhos, também participou da oficina colaborativa como convidado especial do IMREA.

“Experiência incrível! Adorei a oportunidade de compartilhar minha história e ouvir a história de outros pacientes para compor a pintura deste quadro em homenagem à Professora e a todos os profissionais do IMREA Rede Lucy Montoro”, completou Elivelton.

O resultado final foi traduzido em um quadro com desenho de um pássaro feito por Marcos Paulo e pintado pelos pacientes com muitas cores significativas. "O pássaro traduz a liberdade de voar e conseguir alcançar sonhos altos, como nós enquanto pacientes precisamos conquistar", enfatizou o artista  Marcos Paulo, na escolha do desenho.

O quadro foi entregue à Professora Linamara Rizzo Battistella, Presidente do Conselho Diretor do IMREA Rede Lucy Montoro, como forma de homenageá-la pelo trabalho de excelência realizado pela Rede Lucy Montoro.

“A vida é passageira, mas a arte é eterna! Agradeço a homenagem e vou guardar o quadro pelo resto da minha vida”, finalizou a Profa. Linamara.

quadro1 Easy Resize.com

 

IMG 8028 Copia Easy Resize.com