facebooktwitter

Nutriteca: abordagem terapêutica aprimora atendimento nutricional do Ambulatório Infantil

O Serviço de Nutrição do Instituto de Reabilitação Lucy Montoro (IRLM) iniciou em setembro do ano passado o Projeto “Nutriteca”. A abordagem terapêutica utiliza materiais ludo-pedagógicos para a educação nutricional dos pacientes do Ambulatório Infantil.

A ideia surgiu durante uma capacitação entre as unidades da Rede Lucy Montoro. O profissional de Nutrição da Unidade de Pariqueraçu apresentou seu modelo de Educação Nutricional e a partir disso as equipes das unidades de São Paulo, junto com a diretoria do Serviço de Nutrição do IMREA, idealizaram o projeto da Nutriteca.

No atendimento, o profissional conversa com a criança sobre alimentação e a importância de cada alimento, enquanto interage de maneira lúdica, com o apoio de um espaço o qual simula um pequeno mercado e uma cozinha, com fogão, microondas e alimentos, tudo de brinquedo.

“Creio que materiais que tragam para uma linguagem acessível e lúdica os assuntos tratados nos atendimentos de nutrição tornam os atendimentos mais atrativos e melhoram a adesão das orientações e das mudanças dos hábitos alimentares propostas”, explicam os nutricionistas Luiz Henrique Barroso e Thalita Braga, que atuam no Ambulatório Infantil do IRLM.

“Percebemos que as famílias atendidas melhoraram a forma de incentivo a adesão das orientações dadas, usando as experiências oferecidas nesses atendimentos como estratégias de reforço positivo em domicílio”, destaca Barroso. As crianças participam do projeto Nutriteca no período de três meses a um ano, dependendo do tempo de tratamento no Instituto.

Com informações do Jornal da FFM

nutriteca 2

nutriteca

nutriteca 3