facebooktwitter

Microsoft destaca uso de tecnologia robótica e inteligência artificial na Rede Lucy Montoro

Durante sua visita a São Paulo, o CEO da Microsoft, Satya Nadella, destacou a utilização da terapia robótica no programa de reabilitação da Rede Lucy Montoro.

Segundo o CEO, a instituição, vinculada ao Sistema Público de Saúde, "está utilizando IA (inteligência artificial) e aprendizado de máquina para tornar a fisioterapia mais eficiente para os pacientes".

O evento Microsoft AI+Tour, no qual Nadella destacou a Rede Lucy Montoro, ocorreu nesta terça-feira, 12 de janeiro. O CEO compartilhou sua visão sobre o conceito de intensidade tecnológico, no qual empresas e governos não devem apenas acelerar a adoção de tecnologia mas também construir suas próprias capacidades tecnológicas. "Nós temos uma enorme oportunidade de gerar avanços em tecnologias digitais – e especificamente em IA – para empoderar cada pessoa e cada organização no Brasil a conquistar mais", afirmou.

A fim de medir o impacto do investimento em robótica no Brasil, a Microsoft encomendou um estudo, conduzido pela Fundação Getúlio Vargas. A pesquisa investigou o alcance da introdução da IA em mercados-chave no Brasil – Agronegócio, Transporte e Comunicação, Óleo e Gás e Setor Público – que juntos representam 36,4% do PIB do País. O estudo revelou que a adoção de IA nestes setores pode impulsionar a taxa de crescimento do PIB em até 6,43% no acumulado de 15 anos.

Para ilustrar a transformação digital nas organizações brasileiras, Satya Nadella trouxe uma série de histórias de sucesso de clientes de diferentes indústrias com diferentes aplicações. Além do exemplo da Rede Lucy Montoro, que será seguido pela AACD, foi mencionado o uso de IA pelo Hospital 9 de Julho para prevenir a queda de pacientes nos leitos hospitalares.

Como parte do compromisso da Microsoft de promover a educação no Brasil, Nadella anunciou uma parceria entre Microsoft, SESI e SENAI para oferecer gratuitamente para estudantes dessas instituições treinamentos sobre IA. O Microsoft AI+Tour teve a participação de Luís Felipe Salin Monteiro, secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação do Ministério do Planejamento, que falou sobre os novos planos do governo brasileiro para transformar digitalmente o setor público.