facebooktwitter

Centro de Reabilitação Lucy Montoro Marília completa 4 anos

O Centro de Reabilitação Lucy Montoro de Marília completa nesta quarta-feira, 27 de junho, quatro anos de funcionamento. A Rede Lucy na cidade de Marília foi implantada em 2014 integrada à Famema (Faculdade de Medicina de Marília) e ao HCFAMEMA.

A unidade de Marília - CRLM - oferece serviços de reabilitação ambulatorial para pacientes com sequelas de AVC/AVE (acidente vascular cerebral/encefálico), traumatismo craniano, amputação, lesão medular, paralisia cerebral infantil e atraso de desenvolvimento neuropsicomotor e síndromes neurológicas. O fornecimento de Tecnologias Assistivas (órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção) está vinculado ao programa de reabilitação.

O Centro Lucy Montoro de Marília possui cerca de 3,5 mil m² de área construída e atualmente conta com 70 funcionários. Os tratamentos são realizados por equipe multidisciplinar, composta por profissionais especializados em reabilitação, entre médicos fisiatras, enfermeiras, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, educadores físicos e fonoaudiólogos.

O Centro de Reabilitação Lucy Montoro de Marília entregou mais de 2,5 mil produtos de tecnologias assistivas e registrou mais de 120 mil atendimentos, todos com horário marcado, prezando sempre pela qualidade, respeito e humanização no atendimento.

Para ter acesso ao atendimento no CRLM de Marília o paciente deve residir em um dos 62 municípios inseridos na região do Departamento Regional de Saúde (DRS-IX), e obrigatoriamente ser referenciado pelo serviço médico da Rede Básica de Saúde Pública, com indicação para reabilitação de alta complexidade. O agendamento para a triagem é realizado pela própria Rede Básica através do Sistema CROSS - Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde - da Secretaria de Estado da Saúde do Estado de São Paulo.

A qualidade é avaliada continuamente pelos pacientes e cuidadores que frequentam o CRLM de Marília e a Rede de Reabilitação Lucy Montoro. Além da Pesquisa de Satisfação dos Usuários, a Famema mantém uma Ouvidoria que acolhe elogios, sugestões, críticas e reclamações e utiliza estes dados para atender cada vez melhor seus pacientes e cuidadores.

Em 2017, dos questionários que foram respondidos espontaneamente pelos usuários na unidade, 97,7% estavam satisfeitos com os serviços oferecidos no Centro Lucy Montoro de Marília.

"Nestes quatro anos pudemos observar vários ganhos como, maior independência e melhor qualidade de vida dos nossos pacientes, isso devido ao comprometimento dos nossos médicos, terapeutas, equipe de apoio e equipe administrativa. Todos trabalham como um time e são orgulhosos e cientes da importância do seu papel na vida de cada reabilitando e de que estão aqui para servir ao paciente e seu familiar. Talvez esse seja o nosso maior diferencial", comenta a Diretora Técnica Substituta do CRLM, Dra. Joseane Vasconcellos.

Com informações do site da Famema.