facebooktwitter

Pacientes do IMREA participam da segunda fase de projeto sobre visagismo e apresentação pessoal

Abordando o tema “Olhos”, o maquiador da Natura Celso Lumi realizou nos dias 23 e 27 de abril o Segundo Módulo do Projeto Visagismo, voltado aos pacientes das unidades da capital da Rede Lucy Montoro.

O módulo trouxe informações sobre os diferentes formatos de olhos e a importância de saber realizar uma maquiagem básica nesta área. O Serviço de Terapia Ocupacional acompanhou o workshop e trouxe adaptações e novas posturas que permitem os pacientes, alguns com limitações dos movimentos do braço e dos dedos, se maquiarem sozinhos.

Além de dicas de como usar sombra, lápis e corretivo, o maquiador deu algumas dicas, como a importância de apontar o lápis a cada uso para evitar possíveis contágios e irritações nos olhos. Celso frisou aos pacientes que treinar todos os dias as técnicas aprendidas (movimentos para realizar os pequenos contornos dos olhos, por exemplo) pode auxiliar na retomada de algumas funções comprometidas.

“Amei participar do módulo pois pela primeira vez consegui aprender a usar as técnicas de maquiagem para disfarçar as manchas do rosto e ressaltar meus traços", avaliou a paciente Ana Mendes Gomes, da Internação do IMREA Vila Mariana. "Entrei e achei que não iria conseguir fazer nada e com as explicações e incentivos do Celso cheguei até o final do módulo preparada para treinar os movimentos de contorno e me maquiar sozinha”, completou.