facebooktwitter

Profissionais do IMREA participam de aula sobre Qualidade e Controle de osteoartrite em joelho com o Professor Marcos Montagnini da Universidade de Michigan

No dia 30 de setembro, o Professor Marcos Montagnini, (Prof. Dr. da Universidade de Michigan EUA), esteve na Faculdade de Medicina da USP para uma aula direcionada aos profissionais e residentes das equipes médicas e assistenciais do IMREA Rede Lucy Montoro.

O tema abordado pelo Professor Marcos foi “Garantia da Qualidade e Melhoria do Desempenho em Cuidados Prolongados e controle de osteoartrite de joelho”. Durante a aula, o Professor conversou com os participantes sobre as diretrizes para atendimento de pacientes dos hospitais de veteranos (hospital de tratamento de pacientes pós-guerra dos EUA).

O Professor explicou que existe uma preocupação com a qualidade em cuidados crônicos e com a disseminação das boas práticas para o melhor desempenho do trabalho em equipe.

“Para nós a ideia da multidisciplinariedade é muito importante. As equipes trabalham conectadas traçando planos terapêuticos individualizados com avaliação e resultados parametrizados. Os parâmetros contribuem para mensurar a eficácia das intervenções e promovem a melhora da qualidade de cada serviço”, comentou o Professor.

O Professor explicou ainda que o cuidado eficaz, seguro e centrado no paciente é um dos objetivos de legitimação do conceito de qualidade, de acordo com a OMS. “O olhar pautado na perspectiva do paciente e da família é um indicador de escuta necessário para mensuração dos resultados em qualidade”, completou o Professor.

O Professor ressaltou também a importância do registro das informações dos pacientes em prontuários como forma de identificar condutas que melhoram a progressão do tratamento. “Quando registramos os protocolos utilizados com os pacientes, podemos mensurar os ganhos de cada uma das intervenções e melhorar a qualidade de vida dos pacientes”, finalizou o Professor Marcos.

O Professor Marcos Montagnini esteve também em 04 de outubro, no IMREA Vila Mariana para conhecer os protocolos utilizados pelo grupo de pesquisa em dor incapacitante de joelho comandado pela Profa. Dra. Marta.

Estiveram presentes nas aulas do Professor, a Profa. Dra. Linamara Rizzo Battistella, Presidente do Conselho Diretor do IMREA Rede Lucy Montoro, o Dr. Fábio Pacheco Muniz de Souza e Castro, Diretor Executivo da Rede Lucy Montoro e a Profa. Dra. Marta Imamura, pesquisadora responsável pelo Laboratório de Dor do Centro de Pesquisa Clínica do IMREA Rede Lucy Montoro.

Confira as fotos:

foto 13

aula 15

aula 16

 

aula 17