Pular para o conteúdo
Hospital das Clínicas
Primeira Instituição no Brasil Acreditada - Carf

IMREA Vila Mariana Recebe a Turma de Residentes Multidisciplinares de 2025

No dia 06 de março, o IMREA Vila Mariana deu início às atividades da turma de residentes 2025 das equipes multidisciplinares. A cerimônia de abertura contou com a presença da Profa. Dra. Marta Imamura, Coordenadora da residência multidisciplinar e do Centro de Pesquisas do IMREA, da Dra. Mariane Tateish, Diretoria Médica do IMREA, e do Dr. Fabio Pacheco de Souza Muniz e Castro, Diretor Executivo do IMREA/IRLM.

Em seu discurso de boas-vindas, a Profa. Marta Imamura ressaltou a importância da escolha da área da reabilitação e a contribuição significativa dos residentes para o trabalho desenvolvido pela Rede Lucy Montoro. “Vocês são uma turma muito especial, fruto de uma conquista e de um ciclo novo da residência profissional e na reabilitação mundial. Esse programa de extensão faz parte da USP e, graças ao empenho da nossa equipe reconhecida pela OMS, conseguimos estender o programa de residência nos anos R1 e R2. Estamos recebendo vocês de braços abertos para ajudar a atender aos nossos pacientes”, afirmou a Profa. Marta.

Ela também destacou o reconhecimento internacional da qualidade do serviço de reabilitação prestado pelo instituto. “O serviço de reabilitação tem uma certificação internacional de qualidade e trabalhamos com a interdisciplinaridade, influenciando as diretrizes mundiais. O SUS é conhecido mundialmente, mas a reabilitação é a protagonista da funcionalidade. Desejo que todos aproveitem ao máximo esses dois anos de aprendizagem e acolhimento”, concluiu.

A Dra. Mariane Tateish, por sua vez, enfatizou o papel do programa de residência como uma excelente oportunidade para o alcance de resultados significativos na assistência, ensino, pesquisa de inovação e saúde digital. “Estamos aqui como facilitadores, ajudando-os a aproveitar as oportunidades que o programa oferece. Que todos possam abraçar os pilares fundamentais da nossa instituição: assistência, ensino, pesquisa e inovação, além da saúde digital”, afirmou.

Por fim, o Dr. Fabio Pacheco Muniz de Souza e Castro, encerrou a cerimônia destacando a importância do programa na melhoria contínua da gestão e da qualidade no cuidado aos pacientes. “Queremos transformar o SUS para melhor e isso se faz por meio da nossa gestão e dos cuidados que prestamos. O trabalho de vocês não se limita ao final da residência, mas se estende ao longo da vida dos nossos pacientes”, concluiu.

Após a cerimônia de abertura, os novos residentes participaram de diversas atividades para conhecer o funcionamento do programa, além de uma visita institucional. A recepção foi finalizada com as palavras da Profa. Linamara Rizzo Battistella, Presidente do Conselho Diretor do IMREA e Coordenadora do Programa de Residência Multidisciplinar.

“Todos os serviços são essenciais para os cuidados que entregamos aos pacientes e à sociedade. A presença de uma equipe multidisciplinar articulada e comprometida com o processo da reabilitação é fundamental. A residência de vocês não é apenas um grande aprendizado, mas uma atividade gratificante e fundamental na evolução dos pacientes”, concluiu a Profa. Linamara.

O programa de residência multidisciplinar do IMREA segue com a missão de promover uma formação abrangente e de excelência, contribuindo para a evolução da reabilitação no Brasil e no mundo.

Confira as fotos: