O profissional fisioterapeuta compõe a equipe multiprofissional de Reabilitação com objetivo de promover o máximo potencial físico da pessoa com deficiência, propiciando uma melhor qualidade de vida. Presta atendimento aos pacientes em programa de reabilitação ambulatorial e em regime de internação, voltado ao público adulto, adolescente e infantil.
O atendimento fisioterapêutico inicia-se com a avaliação, para que o programa dos atendimentos seja planejado e então executado.
Os atendimentos tem a finalidade de recuperar, desenvolver, capacitar e manter o potencial funcional do ponto de vista físico e cardiorespiratório. O profissional utiliza-se de estratégias terapêuticas para cada disfunção apresentada pelo paciente, aplicando métodos e técnicas de tratamento, bem como o uso de equipamentos físicos e eletrotermoterapêuticos.
O fisioterapeuta desenvolve os atendimentos fisioterapêuticos focando a mobilidade corporal global, coordenação motora, equilíbrio estático e dinâmico, marcha, e capacidade cardiopulmonar. O processo terapêutico inclui a avaliação e adequação de dispositivos e meios auxiliares de locomoção e o uso de cadeira de rodas em ambientes internos e externos.
Concomitante ao atendimento centrado no paciente, desenvolve programas de orientação à família, cuidadores e ao paciente, abrangendo cuidados preventivos, terapêuticos, educativos e reabilitacionais.