Em 24 de março, os residentes do curso de medicina da Santa Casa participaram de um encontro virtual para conhecer o funcionamento do programa de reabilitação de pacientes pós-covid do IMREA – Rede Lucy Montoro.
O encontro foi conduzido pelo médico fisiatra Dr. André Sugawara, que esclareceu as dúvidas frequentes sobre o tratamento das principais sequelas deixadas pela COVID-19, entre pulmonares, músculo esqueléticas, neurológicas, além de alterações visuais e auditivas.
Por ser uma doença sistêmica, a reabilitação engloba um processo multidisciplinar com cuidados e atividades que acontecem dentro e fora dos Institutos de Reabilitação. “Para que o programa de reabilitação tenha êxito, é importante que o paciente se encontre clinicamente estável e que tenha uma boa retaguarda de cuidados em casa”, explicou o Dr. Sugawara.
O ambiente físico e familiar precisa ser bem preparado para receber e contribuir com a reabilitação do paciente pós-covid. “A família precisa passar a segurança de que a vida irá seguir sem os medos e as angústias enfrentadas durante o processo da doença”, complementou o médico fisiatra.
“Dentro deste cenário, toda pesquisa de inovação em tratamentos e reabilitação para pacientes que estão enfrentando ou enfrentaram a doença serão vistos como grandes oportunidades aos profissionais da saúde”, finalizou o Dr. Sugawara.