Um grupo interdisciplinar da Universidade de Campinas (Unicamp), em parceria com a Rede de Reabilitação Lucy Montoro, vem realizando pesquisas para desenvolver ferramentas estatísticas que poderão descrever e analisar de maneira mais eficiente a evolução de pacientes em reabilitação.
A avaliação da evolução dos pacientes depende de pelo menos três escalas diferentes e envolve o trabalho de especialistas de várias áreas, o que torna o processo cansativo e demorado para os pacientes e equipe clínica. O objetivo da pesquisa é reduzir o período de avaliação com novos questionários sem prejuízo para os resultados obtidos.
As novas avaliações em desenvolvimento também poderão ser mais compatíveis com a medição de lesões com alta tecnologia de equipamentos médicos utilizados na Rede de Reabilitação Lucy Montoro. “Estamos envolvidos em uma agenda mais ampla para trazer mais objetividade e precisão nos testes clínicos”, diz a Prof. Dra. Linamara Battistella.
O desenvolvimento dessas ferramentas estatísticas está sendo feito com amostras de dados de pacientes com AVC do Instituto de Medicina Física e Reabilitação, de São Paulo. O Instituto é parte da Rede de Reabilitação Lucy Montoro e é especializado em deficiências físicas e doenças incapacitantes.
Fonte: NeuroMat Newsletter #2
Para conferir a matéria completa, em inglês, acesse o link: http://neuromat.numec.prp.usp.br/content/neuromat-mathematicians-and-physicians-collaborate-improve-rehabilitation-questionnaires.