No dia 24 de abril, o IMREA Lapa recebeu 33 alunos da Escola Técnica Basilides de Godoy para a segunda edição do Projeto “Sua Vida Vale Mais”. A iniciativa é resultado de uma parceria entre o Instituto de Medicina Física e Reabilitação (IMREA) e a instituição de ensino, com o objetivo de proporcionar aos estudantes do último ano do ensino médio uma experiência enriquecedora por meio de atividades educativas e vivências práticas em reabilitação.
Criado em 2019, o projeto tem como foco conscientizar jovens sobre a importância de atitudes seguras no trânsito, contribuindo para a prevenção de acidentes e de suas possíveis consequências, como lesões e sequelas graves.
A programação teve início com um tour institucional pelas dependências da unidade, seguido de atividades interativas conduzidas pelas equipes de enfermagem, fisioterapia, terapia ocupacional, condicionamento físico, serviço social e psicologia. Entre as ações, os alunos participaram de um jogo sobre direção segura e de vivências práticas que simularam situações enfrentadas por pessoas com deficiência — como amarrar um sapato com apenas uma mão e se locomover utilizando cadeira de rodas, muletas ou andadores.
Encerrando a manhã, o paciente Ricardo Mendes Mario, vítima de acidente de trânsito, conduziu uma roda de conversa com os estudantes. Durante o encontro, compartilhou sua trajetória após o acidente que resultou na amputação do braço esquerdo, abordando os desafios enfrentados, o processo de reabilitação e suas conquistas, como a inserção no esporte adaptado e sua atuação como atleta de tiro com arco no Centro Paralímpico Brasileiro.
Ao final da atividade, o estudante Guilherme Liniker destacou a relevância da experiência: “Foi muito importante participar, pois muitas vezes não temos dimensão das dificuldades enfrentadas por pessoas com deficiência. Vivenciar essas situações na prática e conhecer o trabalho realizado com os pacientes foi extremamente enriquecedor”.
A ação reforça o compromisso da Rede Lucy Montoro com a promoção da educação em saúde, a prevenção de agravos e a formação de cidadãos mais conscientes, empáticos e preparados para atuar de forma responsável na sociedade.








