Hospital das Clínicas
Primeira Instituição no Brasil Acreditada - Carf

Profissionais do IMREA e IRLM participam do II Hackathon da Saúde HCFMUSP

Iniciativa reuniu especialistas e inovadores para criar soluções em saúde com o uso da Inteligência Artificial

Nos dias 7 e 8 de novembro, colaboradores do Instituto de Medicina Física e Reabilitação (IMREA) e do Instituto de Reabilitação Lucy Montoro (IRLM), indicados pela Diretoria, participaram do II Hackathon da Saúde HCFMUSP, evento inovador realizado no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP).

O Hackathon da Saúde é uma iniciativa transformadora com o objetivo de capacitar profissionais e fomentar soluções que aprimorem os sistemas de saúde. O encontro reuniu especialistas de diversas áreas em um ambiente colaborativo e dinâmico, voltado à criação de ideias capazes de enfrentar desafios reais do setor por meio da inovação tecnológica.

Com o tema “Soluções de Alto Impacto na Saúde utilizando Inteligência Artificial”, os grupos foram desafiados a apresentar propostas que conectassem teoria e prática, gerando impacto positivo no atendimento ao paciente, na eficiência operacional e na adaptabilidade dos serviços de saúde.
As soluções apresentadas foram avaliadas por uma banca formada por profissionais do ecossistema de inovação e startups, e a proposta vencedora será validada no primeiro Hospital Inteligente da América Latina – o HCFMUSP.

Projetos apresentados pelo IMREA e IRLM

Os profissionais do IMREA e do IRLM participaram com dois projetos inovadores, apresentados em um pitch de apenas três minutos:

  • Health Ways – Inovação em Teleatendimento
    Projeto que utiliza inteligência artificial para identificar situações de emergência durante atendimentos a distância, permitindo o acionamento do protocolo de intercorrência clínica já instituído no Hospital. Além disso, contempla o uso de geolocalização, o que possibilita ao terapeuta localizar o paciente e acionar o SAMU ou outro recurso de apoio, quando necessário. A IA é capaz de identificar alterações no padrão do paciente, emitindo um alerta ao terapeuta para que possa iniciar o protocolo adequado.
  • VivaReab – Telerreabilitação Inteligente na UBS:
    Solução que propõe uma plataforma de telereabilitação integrada, baseada em IA e nos protocolos clínicos de excelência do IMREA.
    O sistema é implementado em um Totem Portátil “VivaReab”, instalado em Unidades Básicas de Saúde, e analisa em tempo real os movimentos do paciente, orientando correções precisas e assegurando a eficácia e segurança do tratamento.

“A solução busca melhorar a qualidade de vida dos pacientes, reduzindo a fila de espera por reabilitação e auxiliando na recuperação de dores e lesões incapacitantes, com acompanhamento médico e de profissionais especializados em reabilitação”, destacou Ana Paula Esótico, fisioterapeuta e colaboradora da área de Treinamento e Desenvolvimento do IRLM.

Inovação em destaque

Além da maratona de ideias, o evento contou com o Simpósio com Lideranças da Saúde e Inovação, que apresentou experiências e cases de sucesso na área.
Durante o painel “Como Vencer os Desafios da Interoperabilidade na Saúde”, a Dra. Paula Fuscaldo Calderon destacou o papel estratégico da criatividade dentro do Complexo HC:

“O avanço da criatividade é o diferencial de cada Instituto do HC. Precisamos criar condições para que as pessoas desenvolvam seus processos criativos e inovadores. O Hub do Inova HC está proporcionando esse ambiente, e há uma grande capacidade criativa e inovadora dentro do complexo”, afirmou.

Compromisso com a inovação

A participação dos profissionais do IMREA e do IRLM no II Hackathon da Saúde HCFMUSP reforça o compromisso da Rede Lucy Montoro com a inovação, a pesquisa e a transformação digital na reabilitação.
A presença de suas equipes em iniciativas como essa demonstra o empenho contínuo em buscar novas soluções que aprimorem o cuidado, ampliem o acesso e melhorem a qualidade de vida das pessoas com deficiência e limitações funcionais.


🖋️ Texto: Comunicação IMREA
📸 Fotos: Divulgação HCFMUSP

Pular para o conteúdo