Com o objetivo de favorecer a inclusão social e o exercício da cidadania por meio da interação com outras pessoas, a Rede de Reabilitação Lucy Montoro oferece diversas oficinas terapêuticas aos pacientes, possibilitando a descoberta de novos interesses, habilidades e potencialidades.
Entre as oficinas desenvolvidas está a de Marchetaria, que se utiliza da técnica que consiste em ornamentar superfícies planas, tendo como principal suporte a madeira. Uma das participantes da oficina, Sandra Regina Mauro, 49, diz estar muito satisfeita com todo o aprendizado adquirido desde que ingressou na oficina. “É um trabalho muito bonito e interessante. Estou no paraíso. Essa atividade me distrai e me faz ver que não sou tão limitada, mesmo tendo Parkinson”, ressalta a paciente que ainda aproveita para fazer amizade com outros participantes da oficina.
A terapeuta ocupacional da Rede Lucy Montoro, Fernanda Forattore, esclarece que as oficinas terapêuticas são utilizadas como recurso na reabilitação física, auxiliando na aquisição de ganhos motores, além de promover a sociabilização dos pacientes. “Nosso papel é fazer adaptações necessárias nas ferramentas e utensílios que os pacientes utilizam, explicar o processo ‘do fazer’ determinada atividade, adequar o posicionamento correto para cada paciente durante a atividade, além de acompanhar e auxiliar na manipulação de peças e objetos durante a oficina”, explica a profissional.
A paciente Ana Cláudia Conceição, 21, também é participante da oficina de Marchetaria. Ela conta que em dois meses já confeccionou a decoração de 2 caixas e acha importante a oficina, pois trabalha a mente e os movimentos. “Agora eu tenho mais controle nas mãos e ainda me divirto muito. Estou pensando em comprar os materiais e fazer esse trabalho em casa para revender”, afirma.
Todos os pacientes que participam das oficinas terapêuticas são acompanhados por um arte-educador que ensina as técnicas e os procedimentos corretos para o desenvolvimento dos produtos. “Eu estou sempre atento a segurança deles, já que utilizam cola, estilete e outras ferramentas que exigem certo cuidado e atenção”, conta Marcelo Honorato, técnico de oficina da Rede Lucy Montoro.
Os produtos confeccionados pelos participantes da oficina de Marchetaria e outras, como a de bijuteria, são expostos para pacientes e colaboradores durante as festividades de final de ano.