O Centro Colaborador da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a Reabilitação em Sistemas de Saúde Globais, da Universidade de Lucerna, Suíça, convidou o Instituto de Reabilitação Lucy Montoro (IRLM) e o IMREA HCFMUSP para debater o custo da reabilitação nos sistemas de saúde. Para representar os Institutos, participou do encontro o Diretor Executivo do IRLM, Dr. Fábio Pacheco.
Na reunião, intitulada “Making the Investment Case for Rehabilitation: Defining Approaches and Priorities in Response to WHO’s Rehabilitation 2030 Call for Action” e ocorrida entre os dias 28 e 30 de Novembro de 2019, foram discutidos métodos e abordagens adequadas para gerar evidências que fortaleçam a integração da reabilitação nos sistemas de saúde. A estratégia inclui um plano de pesquisa que deve contribuir para a preparação de cenários de investimento em reabilitação, a fim de orientar a tomada de decisões e a elaboração de políticas.
Participaram também representantes de governos, da academia e de instituições que prestam serviços de reabilitação de todos os continentes, como a Dra Patrícia Kahn, reconhecida no cenário internacional pelo trabalho desenvolvido na Rede Sarah de Hospitais de Reabilitação.
A “Reabilitação 2030” é um chamado à ação da OMS para fortalecer os serviços de reabilitação em todo o mundo de modo a responder aos desafios globais do envelhecimento populacional e do aumento da prevalência das condições crônicas de saúde. O maior objetivo dessa iniciativa é integrar os serviços de reabilitação à cobertura universal de saúde e assegurar que todos aqueles que precisam tenham acesso a cuidados de reabilitação de qualidade.