Na última semana de janeiro, o Instituto de Medicina Física e Reabilitação (IMREA) da Vila Mariana recebeu a visita de membros do Comitê Executivo da Sociedade de Engenharia em Medicina e Biologia, do Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos, a maior sociedade internacional de engenheiros biomédicos, junto da equipe do Centro de Tecnologia Assistiva para Atividades da Vida Diária (CTEVIDA), da Escola Politécnica da USP.
Acompanhados pelo Prof. Dr. Arturo Forner Cordero (Poli/USP), o principal objetivo da visita foi conhecer o parque tecnológico do IMREA, com destaque para os exoesqueletos, uma tecnologia inovadora que chegou ao IMREA em 2023 para uso em projetos que investigam o seu papel no processo de reabilitação e na recuperação da capacidade de caminhar.
Os pesquisadores brasileiros neste grupo buscam desenvolver um modelo nacional de exoesqueleto, adaptado às necessidades locais, em parceria com o IMREA. O projeto é supervisionado pela Profa. Dra. Linamara Rizzo Battistella, Presidente do Conselho Diretor do IMREA, Professora Titular da Faculdade de Medicina da USP e Diretora do Centro Colaborador da OPAS/OMS para Reabilitação e Tecnologias Assistivas.
Durante a visita, o grupo foi recebido pelo Dr. Vinícius Delgado Ramos, Diretor Executivo do IMREA, que destacou a importância da tecnologia para os projetos de pesquisa. “O exoesqueleto é um avanço tecnológico considerável para pacientes com dificuldade de mobilidade que precisam adquirir força, equilíbrio e melhora da funcionalidade”, afirmou.
A visita reforça o compromisso do IMREA em promover inovação e qualidade no atendimento a seus pacientes, além de fortalecer a colaboração científica com instituições de ensino e pesquisa.
Confira as fotos:


