No dia 11 de setembro, o Instituto de Medicina Física e Reabilitação (IMREA) – Unidade Lapa – recebeu representantes da área de Diversidade e Inclusão do Instituto do Coração (InCor) para uma capacitação voltada aos colaboradores, com foco no tema Letramento em Diversidade e Inclusão.
O encontro teve como principal objetivo promover a conscientização sobre a importância do respeito às diferenças no ambiente de trabalho e no atendimento aos pacientes, combatendo o preconceito e a discriminação, além de incentivar a mudança de comportamentos e atitudes.
O InCor é referência no Complexo HCFMUSP quando o assunto é inclusão. Desde 2009, a instituição é pioneira na promoção de acessibilidade linguística, especialmente com a implementação da Língua Brasileira de Sinais (Libras) no atendimento a pacientes surdos e com deficiência auditiva. Em 2022, o Conselho Diretor do InCor formalizou a criação da área de Diversidade e Inclusão, com a missão de orientar, capacitar e apoiar os colaboradores no enfrentamento das mais diversas situações relacionadas à diversidade no dia a dia hospitalar.
“Começamos a área de Diversidade dentro do InCor e, a partir disso, recebemos o convite da Superintendência do HC para levarmos essa capacitação a outros Institutos do Complexo. Acreditamos que, por meio da quebra de barreiras atitudinais e do atendimento igualitário aos pacientes, construiremos um hospital mais humano e diverso”, destacou Valéria Torres, gestora da área de Diversidade e Inclusão do InCor.
A iniciativa teve início em junho na unidade IMREA Umarizal e seguirá sendo implementada nas demais unidades nos próximos meses.
Para Wagner Silva Galvão, responsável pela área de Operações e Treinamentos do IMREA, a capacitação reforça o compromisso da instituição com a inclusão. “Este ano celebramos os 10 anos da Lei Brasileira de Inclusão (LBI), e nosso compromisso com o atendimento em reabilitação, guiado pela promoção da autonomia, dignidade e cidadania da pessoa com deficiência, é reforçado diariamente aos nossos colaboradores. Receber a área de Diversidade e Inclusão do InCor nos ajuda a construir e fortalecer conceitos que contribuem para um ambiente de trabalho e uma sociedade mais justa, diversa e plural”, concluiu.


