O IMREA e o Instituto Lucy Montoro de Reabilitação (IRLM) promoveram, ao longo do mês de dezembro, uma programação especial de atividades terapêuticas com temática natalina voltadas aos pacientes infantis. As ações tiveram como objetivo estimular, de forma lúdica, aspectos motores, sensoriais e percepto-cognitivos, proporcionando momentos de aprendizado, diversão e encantamento às crianças.
No IMREA Vila Mariana, a equipe de Psicologia organizou um circuito terapêutico com diversas estações inspiradas em símbolos do Natal, com atividades que favoreceram a coordenação motora, a atenção, a criatividade e a exploração sensorial. Cada vivência foi cuidadosamente planejada para respeitar as singularidades e potencialidades dos pacientes, promovendo experiências significativas e inclusivas. O encerramento do circuito contou com uma roda de canções natalinas conduzida pelo musicoterapeuta Daniel Palacios, fortalecendo vínculos e emoções por meio da música.
No IMREA Clínicas, a equipe multidisciplinar realizou uma atividade terapêutica em grupo que envolveu a pintura de árvores de Natal confeccionadas com papel reciclado, além de desenhos com temática natalina. As crianças utilizaram materiais como lápis de cor, canetinhas, lantejoulas, estrelas e pompons. As produções integraram uma exposição de Natal organizada dentro da própria unidade.
Já no IMREA Lapa, a equipe de Fisioterapia construiu a “casinha do Papai Noel” e convidou as crianças, em clima de brincadeira, a entrarem no espaço e realizarem pinturas de desenhos temáticos, estimulando a imaginação e a participação ativa dos pacientes.
No Instituto Lucy Montoro de Reabilitação (IRLM), o Serviço de Terapia Ocupacional promoveu atividades temáticas com a participação de toda a equipe assistencial do ambulatório. A programação incluiu brincadeiras e oficinas de arte em papel, com desenhos e pinturas natalinas, em um ambiente especialmente decorado para celebrar o Natal.
De acordo com a Dra. Mariana Cavazzoni, diretora médica do IMREA e do IRLM, a iniciativa proporcionou uma abordagem terapêutica diferenciada. “Por meio de brincadeiras, jogos e músicas, conseguimos promover a interação social entre os pacientes, além de estimular habilidades motoras, percepto-cognitivas e de linguagem. É uma experiência que, pelo encantamento, conduz as crianças a uma série de aprendizados de forma leve e divertida”, destacou.











