Na semana de 26 de setembro, pacientes e colaboradores do IMREA participaram de atividades comemorativas ao Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, celebrado em 10 de setembro.
As atividades foram programadas pelas equipes de enfermagem e psicologia com objetivo de dar visibilidade ao tema da campanha.
Os pacientes participaram de um jogo interativo com perguntas e respostas sobre prevenção, atenção e cuidados especiais em relação aos problemas de saúde mental, considerados como uma das principais causas do suicídio.
“Quando um paciente apresenta problemas de saúde mental com tendência a ideias suicidas, é de suma importância dar uma atenção especial e procurar ajuda de um profissional em tempo hábil. Precisamos romper a ideia de que suicídio é um tabu e evitar o seu acontecimento”, comentou Antenor Bispo dos Santos Silva, enfermeiro do IMREA.
“Essa atividade nos chamou atenção em relação à conscientização da importância da prevenção ao suicídio principalmente no cenário que estamos enfrentando hoje após a pandemia da Covid-19”, completou a paciente Sandra de Souza Gomes da Silva.
Para colaboradores, foi programada a palestra: “Setembro Amarelo: orientar para prevenir” com a coordenadora do Serviço de Psicologia do IMREA, Ana Clara Hara Portela sobre mitos e verdades em relação ao tema do suicídio.
“O preconceito sobre o tema é muito grande e devemos evitar ao máximo esse acontecimento levando em consideração que a maioria dos suicidas fala ou dá sinais sobre suas ideias de morte e que boa parte expressou dias ou semanas antes o desejo de se matar”, finalizou Ana Clara.
No término da atividade, os participantes foram convidados a deixar mensagens sobre a importância de valorizar a vida.
Confira as fotos: