No dia 05 de setembro, o representante da japonesa Cyberdyne – empresa de robótica e tecnologia mais conhecida pelo marketing e distribuição do termo exoesqueleto robótico – visitou o Instituto de Medicina Física e Reabilitação (IMREA) Vila Mariana para demonstrar novos equipamentos para membros superiores e para a coluna lombar.
Na ocasião, os médicos puderam experimentar as novas tecnologias, realizando testes em pacientes com lesão medular, com supervisão e acompanhamento da Profa. Dra. Linamara Rizzo Battistella, presidente do Conselho Diretor do IMREA – Rede Lucy Montoro.
O paciente Daniel Whitaker, que se voluntariou para utilizar os robôs, notou resultados positivos: “A eletroestimulação associada às tecnologias robóticas possibilitam movimentos que eu não achava possível realizar”, comentou Daniel.
A visita da Cyberdyne foi acompanhada pelo diretor da empresa Carci (empresa que atua com produtos para fisioterapia e reabilitação física), Orlando Carci, que irá comercializar os equipamentos no Brasil.