Nos dias 06 e 07 de abril, a unidade da Rede Lucy Montoro que fica na Vila Mariana, em São Paulo, realizou o curso de posturografia clínica, voltado para profissionais da área da saúde com objetivo de capacitá-los para que possam ter condições de utilizarem, avaliarem e interpretarem os resultados posturográficos, utilizando plataformas de força de videogames.
As plataformas de força de videogames (PVG) possuem a mesma eficácia das plataformas laboratoriais, explica o ministrante do curso, o fisioterapeuta Pedro Claudio Gonsales de Castro. “Essas plataformas têm apresentado resultados confiáveis e seguros, sendo apontadas na literatura como um equipamento promissor, por serem uma ferramenta rica de obtenção de dados com interface de comunicação ao computador via Bluetooth, além de terem baixo custo, serem portáteis e validadas para diferentes análises”.
Segundo Pedro, as PVG permitem aos profissionais realizarem diagnóstico complementar da estabilidade postural, bem como quantificar a efetividade de intervenções terapêuticas em idosos, alterações posturais (com ou sem quadro álgico), acidente vascular cerebral (AVC), lesões medulares, comprometimento vestibular, entre outros. Portanto, as PVG podem ser um ótimo recurso para consultórios, clínicas, centros de reabilitação e pesquisas científicas. O curso é totalmente baseado em evidências e forneceu gratuitamente dois softwares para análise, sendo um de aquisição e outro de processamento dos dados.
“Acredito que o curso proporciona uma grande oportunidade para que profissionais da área de reabilitação possam ter contato com novas tecnologias que facilitam o dia a dia do trabalho e contribuem para o melhor tratamento dos pacientes”, finaliza o fisioterapeuta que também é mestre em engenharia biomédica e atua na Rede Lucy Montoro de Reabilitação.
Fique atento para as inscrições na próxima turma que deverá ocorrer em novembro de 2019.