Hospital das Clínicas
Primeira Instituição no Brasil Acreditada - Carf

Centro de Pesquisa Clínica do IMREA apresenta novo equipamento de robótica para membros superiores

Vivax

A equipe do Centro de Pesquisa Clínica do IMREA apresentou no mês de maio um novo equipamento de robótica, que possibilita movimentos tridimensionais dos membros superiores. Produção 100% nacional, o Vivax foi idealizado pelo engenheiro brasileiro Antonio Massato Makiyama, com financiamento pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

O equipamento possibilita uma amplitude do movimento do braço até então não alcançada em nenhuma tecnologia existente no mundo, ao permitir movimentos mais realistas e próximos às atividades cotidianas dos pacientes. Entre as vantagens da nova tecnologia está o fato de o aparelho ser portátil e pesar apenas 15 quilos, cerca de 7 vezes mais leve do que os robôs disponíveis no mercado, possibilitando, inclusive, que a pessoa o utilize me casa. O aparelho passa por testes clínicos no IMREA Vila Mariana, sob supervisão da pesquisadora do CPC e terapeuta ocupacional Thais Terranova.

Além de ser mais vantajoso no peso, o Vivax apresenta um custo significativamente inferior a um equipamento similar no mercado e permite maior feedback auditivo e visual ao disponibilizar games mais atrativos. A novidade é voltada para vítimas de Acidente Vascular Cerebral (AVC), pessoas com paralisia cerebral, lesão encefálica, lesão medular, traumatismo craniano e doenças degenerativas. É dos poucos robôs que permite exercícios contra a gravidade e utilização de um número maior de cadeias musculares simultaneamente, exigindo um esforço maior do cérebro e resultando em avanços na reabilitação.

Vivax

Pular para o conteúdo