No dia 27 de junho, aconteceu no IMREA Vila Mariana o IV Fórum de Família e Serviço Social na Reabilitação.
Sob o título “Família, reabilitação e inclusão social do idoso com deficiência”, o evento discutiu a questão da importância do processo do envelhecimento saudável, considerando o aumento da expectativa de vida da população e a importância da valorização do idoso na família e na sociedade.
A primeira parte do evento, voltado não só a assistentes sociais, teve a participação da Dra. Arlete Camargo de Melo Salimene, ex- diretora do Serviço Social do IMREA. “É muito importante enxergar a velhice como uma fase da vida e não como o fim da vida”, afirmou a palestrante. “Todos os seres envelhecem. O grande segredo é planejar qual velhice queremos ter no futuro e priorizar hábitos saudáveis de vida.”
Na opinião da especialista, ainda, “Não estamos aptos para receber a população idosa na família e na sociedade, preparada para os jovens. Falta uma estrutura mais adequada para acolher esta população e melhorar a sua qualidade de vida”, complementa.
Para as assistentes sociais do Ministério Público, Bruna Cléa Ferreira e Paula Dias Vasconcelos, que também palestraram no evento, “É fundamental realianhar o Sistema de Saúde com olhar voltado para o idoso. Não só na questão da acessibilidade mas também na criação de espaços adequados, com políticas públicas que contemplem as necessidades deste grupo”.
O evento foi encerrado pela atriz, contadora de história e pedagoga Kika Antunes. A convidada narrou histórias interessantes sobre a inclusão social do idoso com deficiência. “Muito interessante a introdução do assunto e a explicação dada com grande abrangência sobre a importância do idoso na sociedade”, finalizaou uma das participantes do Fórum, Ana Claudia Nicoletti, aprimoranda do Serviço de Psicologia do IMREA.