Em agosto, após uma bem sucedida empreitada na unidade da Rede Lucy Montoro nas Clínicas iniciada em junho, o projeto Capacitar para Humanizar chega à unidade da Lapa. A proposta é uma parceria da ImageMagica com o Hospital das Clínicas (HC) de São Paulo.
Toda terça-feira, os educadores da ImageMagica visitam o Instituto e estimulam colaboradores, visitantes, acompanhantes, pacientes e alunos das oficinas terapêuticas a fotografarem seu cotidiano na reabilitação.
As imagens feitas são, então, reveladas e impressas em um bonito papel fotográfico. Na semana seguinte, a equipe da ImageMagica leva o material para a unidade e o expõe em um mural de altura acessível a todos.
A proposta é mostrar o olhar das pessoas que convivem com o cotidiano da reabilitação, traduzido em fotografias de livre escolha. Com a máquina na mão, é só fazer o clique.
“Acredito que esse projeto, por abranger todas as pessoas, trabalha com a inclusão, da mesma forma que o IMREA e a Rede Lucy Montoro”, opina a educadora da ImageMagica, Iza Mara Guedes. “A humanização traz a inclusão.”
Para a aluna de uma das oficinas terapêuticas Vera Lúcia de Godoi, que já tem um grande talento para desenho, a oportunidade de fotografar é uma novidade valiosa. “É a primeira vez que faço isso”, conta. “Tive que cuidar da composição dos desenhos para a fotografia, e foi prazeroso.”
Já o técnico de oficinas, André Albuquerque da Silva, destaca como o tema do projeto – Cuidar para Humanizar – coincide com o trabalho desenvolvido em todo o processo de reabilitação. “Cuidar está ligado à própria existência. Não existe pessoa que passa pela vida sem ser cuidada, é a primeira necessidade básica do ser humano”, reflete. “Ainda, um cuidador também necessita de cuidados. As pessoas se cuidam e precisam ser cuidadas”, finaliza.
Criar para Humanizar
O principal objetivo do projeto é criar um ambiente que ajude na humanização do tratamento, por meio de imagens. O projeto é focado em retratar os sentimentos vividos em centros de saúde que trabalham a reabilitação física, psicológica e social de pessoas com deficiência.
Patrocinada pela indústria farmacêutica EMS, a ação começou no dia 22 de junho, no IMREA Clínicas e conta com o apoio do PRONAS (Programa Nacional de Apoio à Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência) do Ministério da Saúde. Capacitar para Humanizar faz parte do Programa Saúde e Cultura, que já atendeu mais de 65 hospitais do Brasil, desde 2006. A EMS é parceira da ImageMagica nessa proposta desde 2008.