Na última semana de janeiro, os atletas da seleção brasileira de rugby em cadeira de rodas e pacientes do IMREA, Marcílio Nunes dos Santos, Marco Aurélio Rodrigues Siqueira e Lucas França Couto Junqueira, estiveram no Japão representando o Brasil na Japan Para Champions.
Os atletas foram acompanhados do técnico Luis Gustavo Pena, colaborador do Serviço de Condicionamento Físico do IMREA, e conquistaram a medalha de prata.
“O esporte combinado com a fisioterapia é uma das melhores formas de reabilitação. Por meio do esporte é possível trabalhar exercícios como se a sessão de fisioterapia fosse um treino esportivo, trazendo leveza à reabilitação do paciente”, comentou Luis Gustavo.
“O ganho físico que o esporte proporciona é imensurável se comparado ao paciente que só faz reabilitação tradicional. O ganho de quem pratica uma modalidade esportiva é muito aparente e ressalta a importância do trabalho do educador físico na reabilitação”, completou Luís Gustavo.
“Ganhar esta medalha foi uma conquista importante não somente para o time mas para mostrar ao Brasil e ao mundo a importância do esporte adaptado na inclusão da pessoa com deficiência e para a valorização do atleta paralímpico. Demos o nosso melhor e trocamos diversas experiências que se converteram nessa conquista”, finalizou o atleta da seleção brasileira de rugby adaptado, Marcílio Nunes dos Santos.
Os atletas da seleção brasileira de rugby em cadeira de rodas e o técnico Gustavo Pena.