Pensar a cidade e suas diferentes nuances sob várias perspectivas é a proposta do Projeto “Nós” em São Paulo, idealizado pelo IMREA Rede Lucy Montoro para pacientes e pessoas com deficiência.
Com objetivo de construir de maneira participativa uma sociedade mais inclusiva e sustentável, o projeto visa o diálogo sobre diversidade, meio ambiente, arte, cultura, cidadania, combate à desigualdade social, por meio de intervenções em espaços públicos e privados da cidade.
a semana do dia 03 de dezembro, data em que se comemora o Dia da Luta Internacional pelos Direitos da Pessoa com Deficiência, o projeto levou pacientes e pessoas com diferentes tipos de deficiência, além de simpatizantes desta causa, para visitarem a Pinacoteca do Estado de São Paulo (visita guiada com atividades específicas para pessoas com deficiências) e a Roda Gigante do Parque Cândido Portinari (maior roda gigante da América Latina).
Durante as visitas os pacientes vivenciaram experiências fora do ambiente terapêutico e conversaram a respeito de suas impressões sobre a cidade de São Paulo: quais são os principais problemas de acessibilidade, transporte público, desigualdade social e de direitos, poluição ambiental, e sobre como podemos encontrar soluções para uma cidade mais sustentável e com melhor qualidade de vida.
“Esta iniciativa foi de suma importância para que os pacientes tenham um olhar mais apurado e verdadeiro das principais dificuldades, barreiras físicas e atitudinais que irão encontrar fora do ambiente terapêutico e como podem gerar ideias para tentar solucioná-las”, comentou Kleber Costa, assistente social do IMREA.
“Participar do projeto é uma oportunidade de conhecer lugares incríveis que a cidade oferece, mas que muitas vezes não somos incentivados a visitar. Não imaginava chegar perto de um acervo tão bonito como o da Pinacoteca, conhecer mais sobre a cidade de São Paulo e avistá-la de cima de uma roda gigante”, finalizou Irene Silva, ex -paciente do IMREA Lapa e participante do projeto.
Veja as fotos: