Em 9 de setembro, aconteceu o 2º encontro do projeto Conversando sobre Inovação e Inclusão, do IMREA em parceria com o Distrito Inova HC. Desta vez, o evento apresentou o tema “Tecnologias Assistivas: inovação em equipamentos projetados para melhora da qualidade de vida da pessoa com deficiência”.
Participaram como convidados do evento os pesquisadores Daniel Tamashiro e Eduardo Inglez Yamanaka, engenheiros, Simone Oshiro, terapeuta ocupacional e o Dr. André Sugawara, médico fisiatra. Todos atuam com Bioengenharia no IMREA
Dr. André Sugawara destacou a importância do investimento em tecnologias assistivas por parte dos países nos quais a população é considerada com renda média. “Hoje, países com renda média que investem em tecnologias assistivas contribuem de forma significativa para a melhora da qualidade de vida de crianças e adultos com deficiência, sem acesso a certos equipamentos necessários para devolução de suas funções”, comentou o médico.
Durante o debate os profissionais apresentaram os principais projetos de pesquisas em tecnologias assistivas desenvolvidos pelo IMREA e pela Rede Lucy Montoro, como eletroestimulação com acompanhamento remoto e um exoesqueleto robótico que permite a melhora da marcha do paciente de acordo com protocolos e parâmetros pré-estabelecidos, entre outras novidades.
“As tecnologias desenvolvidas na Rede Lucy Montoro são provenientes de demandas da equipe assistencial com objetivo de buscar soluções para problemas apresentados nos atendimentos aos pacientes. Além do suporte dado às equipes, buscamos no mercado tecnologias existentes passíveis de adaptação para serem aplicadas na reabilitação”, completou Daniel Tamashiro.
“Excluir pessoas com deficiência do acesso a essas tecnologias têm um custo muito maior que reabilitá-las. O acesso às tecnologias inovadoras de tratamentos possibilita a quebra de preconceitos e a construção de estruturas adaptadas que contribuem para uma sociedade mais inclusiva”, concluiu o Dr. Sugawara.
Confira as fotos: