Na primeira semana de março, o IMREA – Vila Mariana, recebeu as novas turmas de residentes e especializandos na Área Profissional de Saúde, que contempla profissionais recém-formados das áreas de: Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Condicionamento Físico, Enfermagem, Psicologia, Serviço Social e Nutrição.
O programa de residência – Reabilitação de Pessoas com Deficiência Física Incapacitante tem duração de dois anos é vinculado a Faculdade Medicina da USP e ao Ministério da Saúde, a especialização tem programação de 1 ano, oferecida pelo Programa de Bolsas para Cursos de Especialização Lato Sensu da Escola de Educação Permanente do Hospital das Clínicas e Secretaria da Saúde e visam formar profissionais especializados no atendimento de pacientes com deficiências congênitas e adquiridas.
A Profa. Dra. Linamara Rizzo Battistella -Presidente do Conselho Diretor do IMREA e Coordenadora Responsável por este programa recepcionou os novos profissionais e ressaltou a importância da área de reabilitação hoje e para o futuro, frente ao aumento de sobrevida das pessoas e os problemas advindos da pandemia Covid-19, lembrando que hoje não se fala mais em idade e, sim, em funcionalidade e concluiu colocando que ‘ a partir de agora, nenhuma especialidade será mais requisitada do que a Reabilitação”.
As Diretoras Clinicas do IMREA, Dra. Katia Lina Miyahara e a Dra. Vera Lucia Rodrigues Alves (Coordenadora Técnica do Programa de Residência) também estiveram presentes no evento e destacaram a importância do trabalho em equipe multidisciplinar com enfoque interdisciplinar para a reabilitação de pacientes com deficiências por diferentes etiologias e incapacidades (lesão medular, lesão encefálica, amputacões, RDNPM) com foco na prestação de serviços com qualidade, segurança e busca de excelência nos resultados.
Dra. Vera Lúcia concluiu destacando a relevância dos residentes e especializandos enquanto futuros multiplicadores de conhecimentos e expertise na área de reabilitação dentro dos objetivos e modelo de atendimento preconizado pelo Sistema Único de Saúde.
Após o evento de boas-vindas, as novas turmas tiveram aulas iniciais com as diretoras/tutoras responsáveis pelas áreas técnicas.