Hospital das Clínicas
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Instituto Lucy Montoro implanta soluções digitais para a comunicação com pacientes

Recursos em vídeo e e-books ajudam a informar e acolher quem chega para internação no Instituto

Publicado originalmente no Jornal da FFM

Diante dos desafios impostos pela pandemia de Covid-19, o Instituto de Reabilitação Lucy Montoro manteve seu foco no acolhimento e buscou inovações para surpreender seus pacientes. Algumas novidades, na área de Hotelaria e Hospitalidade, foram lançadas recentemente e já deram bons frutos. Tratam-se, em linhas gerais, de novas ferramentas e funcionalidades de comunicação entre o Instituto e os pacientes, com o uso da tecnologia.

Vídeo de rotinas e regulamentos

Uma das novidades é o acolhimento “virtual” de pacientes ao serem internados. Desde 30 de agosto, pacientes têm acesso a um vídeo sobre rotinas e regulamentos do Instituto. Antes, essas informações eram passadas durante uma hora de aula presencial. No início da pandemia, foi disponibilizada aula online, por aplicativo de vídeo, com duração de 40 minutos.

“Nessa última versão, que veio para ficar, falamos em 15 minutos de regras, rotinas e ainda incluímos orientações do nosso médico infectologista sobre cuidados para prevenção da Covid-19”, explica Lisley Cintra, enfermeira do IRLM.

“A parte presencial retornará futuramente, porém com mais tempo para promover o acolhimento dos IRLM implanta soluções digitais para a comunicação com pacientes Recursos em vídeo e e-books ajudam a informar e acolher quem chega para internação no Instituto novos pacientes com atividades interativas”, completa ela.

O vídeo é enviado por e-mail ao paciente, que tem período reservado no seu quadro de horários para assistir. Para os que não têm acesso pelo celular, é realizada a transmissão na TV do quarto do paciente. Entre as nformações, estão o uso de uniformes, wi-fi e estacionamento; quadro de horários, dieta e alimentação, procedimentos em caso de intercorrências e emergências, além de um bloco sobre cuidados necessários para evitar a disseminação da Covid-19.

E-book de Hotelaria e Hospitalidade

O vídeo institucional reforça o conteúdo do e-book lançado em julho de 2021. “O e-book era um desejo antigo da equipe de Hotelaria e Hospitalidade do Instituto. De forma inovadora, reunimos no projeto todos os serviços que oferecemos aos pacientes. E o resultado foi um e-book charmoso, funcional e que agiliza a vida do paciente”, conta Lucimara Soares, gestora de Hotelaria e Hospitalidade do IRLM, que contou com a dedicação de toda a equipe de Hotelaria e Hospitalidade.

Os pacientes podem acessar o conteúdo por meio de um QR-Code disponibilizado num informativo perto do leito no quarto. “É algo novo; e foi bem aceito pelos pacientes”, comenta Lucimara Soares.

Foi feita uma pesquisa com os pacientes sobre a qualidade do e-book e quase 90% consideraram as informações claras e completas. Sempre que algum paciente relata que sentiu falta de alguma informação, ela é incluída no e-book para torná-lo ainda mais útil e funcional.

A iniciativa do e-book acabou desdobrando outras ações pelo Instituto, como e-books com orientações e protocolos e até notificações de incidentes críticos através da geração de código de resposta rápida (QR-Code).

Pesquisa online

Outra novidade foi implantada nas áreas de internação e de alta. As pesquisas de satisfação no papel foram substituídas por uma versão digital, com ganhos inclusive na questão da sustentabilidade. Agora, o paciente recebe, até o 10º dia de internação, um link com uma mensagem solicitando que responda à pesquisa. Depois, na primeira semana após a alta, recebe um novo link.

A novidade começou em setembro e a equipe vai avaliar a adesão dos pacientes ao método. A ideia é aperfeiçoar cada vez mais a coleta de dados para que os processos também possam ser melhorados constantemente.

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