No dia 18 de setembro, o Instituto de Medicina Física e Reabilitação (IMREA) – Unidade Lapa, realizou um ciclo de palestras sobre Esporte Paralímpico, voltado aos pacientes em processo de reabilitação. A iniciativa teve como objetivo ampliar o conhecimento sobre o esporte adaptado e seu papel fundamental na inclusão social e no fortalecimento físico e emocional de pessoas com deficiência.
A primeira palestra teve como tema “Desenvolvimento no Esporte Paralímpico” e contou com a participação da profissional Tatiana Zavanela, representante do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) na Rede Lucy Montoro. Na sequência, o técnico da equipe APNH/SPFC (Associação Paralímpica de Novo Horizonte / São Paulo Futebol Clube) de natação paralímpica, Fabiano Quirino, compartilhou sua experiência no treinamento e desenvolvimento de atletas com deficiência.
A atividade foi organizada pelo Serviço de Psicologia do IMREA , por meio da psicóloga Sheila Cruz, que ressaltou a importância do esporte adaptado como ferramenta terapêutica no processo de reabilitação. “O esporte pode contribuir de forma significativa para o desenvolvimento de novas habilidades, fortalecimento de vínculos sociais e aumento da autoestima e confiança dos pacientes”, destacou.
Durante o encontro, os palestrantes abordaram a relevância do esporte adaptado não apenas como prática competitiva, mas como um meio eficaz de promoção da saúde, inclusão e bem-estar. Segundo o técnico Fabiano Quirino, o esporte paralímpico oferece oportunidades concretas de protagonismo e superação. “É uma via importante para o desenvolvimento pessoal e social, além de promover ganhos físicos e psicológicos relevantes na vida dos atletas”, afirmou.
A ocasião também foi marcada pela divulgação do Festival Paralímpico, promovido pelo CPB, que aconteceu no dia 20 de setembro no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro. O evento proporcionou a crianças e jovens – com e sem deficiência – a vivência em diversas modalidades adaptadas, como atletismo, corrida, badminton e tênis, em um ambiente lúdico, acolhedor e inclusivo.
A parceria entre a Rede Lucy Montoro e o Comitê Paralímpico Brasileiro fortalece a proposta do IMREA de promover a reabilitação integral, incentivando a prática esportiva como meio de reintegração social e desenvolvimento de potencialidades. Por meio dessas ações, a instituição reafirma seu compromisso com a inclusão, a autonomia e a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência.



