Tecnologia de exoesqueleto desenvolvida pela startup pode ampliar as possibilidades na reabilitação de pacientes brasileiros
No dia 28 de maio, o Instituto de Medicina Física e Reabilitação do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (IMREA) – Unidade Vila Mariana, recebeu a visita de representantes da empresa chinesa Cheng Tian Technology (RoboCT), uma startup especializada no desenvolvimento de robôs exoesqueleto para reabilitação.
A RoboCT colabora com instituições clínicas e de pesquisa ao redor do mundo para aprimorar sua plataforma proprietária de exoesqueletos baseada em tecnologia Raas (Robotics as a Service). Durante a visita, as representantes da empresa puderam conhecer os programas de reabilitação em regime ambulatorial e de internação, além das tecnologias robóticas voltadas à reabilitação de membros superiores e inferiores. Também foram apresentadas as atividades da área de Bioengenharia, que desenvolve projetos de pesquisa em tecnologias assistivas com foco na melhora da qualidade de vida dos pacientes.
Um dos destaques do encontro foi a demonstração do exoesqueleto mais recente utilizado no IMREA, voltado para pacientes com ausência de movimentos nos membros inferiores. Atualmente, já estão disponíveis no Brasil modelos de exoesqueletos oriundos da França e da Coreia do Sul. Em breve, dois modelos chineses devem ser introduzidos no país.
A visita foi acompanhada pelo Diretor Executivo do IMREA, Dr. Vinícius Delgado Ramos, pela fisioterapeuta Daniela Utiyama e pelo Prof. Dr. André Sugawara – médico fisiatra do IMREA, pesquisador na área de robótica e docente da Faculdade de Medicina da USP.
Envolvido diretamente nas pesquisas com exoesqueletos, o Prof. Dr. André Sugawara destacou a importância desse tipo de tecnologia: “Embora o exoesqueleto não seja uma cura definitiva, representa um avanço tecnológico significativo.” Para ele, que iniciou sua carreira com a convicção de que a tecnologia transformaria a reabilitação, testemunhar esses avanços ainda em sua geração é motivo de grande realização profissional.


