No dia 16 de maio, as unidades do IMREA e do IRLM realizaram mais uma edição do Projeto Integrar Collab, voltado para os colaboradores. Nesta edição, a iniciativa trouxe a dinâmica “Árvore da Vida”, com o objetivo de promover conexão, empatia, fortalecer vínculos e melhorar a vivência entre os participantes.
A atividade foi inspirada na metodologia aplicada pelo Hospital Regional Saint Elizabeth, em Nebraska, e dividiu os participantes em grupos. Cada um recebeu um desenho de árvore, onde diferentes partes representavam aspectos específicos da vida: as maçãs simbolizavam as pessoas importantes, como família, amigos e referências, os laços fortes e as conexões humanas. O tronco representava a identidade pessoal, destacando o nome preferido e as características únicas de cada um. As flores remetiam aos prazeres e fontes de bem-estar, como hobbies e interesses pessoais. Por fim, as raízes simbolizavam os apoios fundamentais, como grupos de suporte, religião e atividades que proporcionam equilíbrio emocional.
Após preencherem suas árvores, os grupos compartilharam reflexões sobre as semelhanças e conexões encontradas entre os participantes, destacando a importância de uma convivência saudável no ambiente de trabalho e na vida pessoal.
Para Juliana de Jesus, colaboradora do Serviço de Fisioterapia do IMREA Vila Mariana, a experiência foi marcante: “Estou aqui há apenas uma semana, mas já percebi o acolhimento e a receptividade. Acredito que essa sensação independe do tempo de casa, pois todos parecem se identificar profundamente com o trabalho e a reabilitação dos pacientes”.
Tessia da Costa Figueredo, coordenadora administrativa do IMREA Clínicas e uma das idealizadoras do projeto, reforçou a relevância da atividade: “A dinâmica proporcionou um momento de integração valioso entre os colaboradores. Essa oportunidade de nos conhecermos melhor fortalece os vínculos interpessoais e estimula um ambiente organizacional mais colaborativo e empático. Um ambiente harmonioso reflete diretamente na qualidade do atendimento e no bem-estar de todos os envolvidos”.




