Hospital das Clínicas
Primeira Instituição no Brasil Acreditada - Carf

Instituto de Saúde promove aula sobre Diversidade e Inclusão da Pessoa com Deficiência

No dia 27 de agosto, o Instituto de Saúde, órgão vinculado à Secretaria de Estado da Saúde, em parceria com o IMREA, proporcionou uma aula enriquecedora para os alunos do curso de Pós-Graduação em Saúde Coletiva. O Prof. Dr. André Sugawara, professor da Faculdade de Medicina da USP e médico fisiatra do IMREA, foi o convidado para ministrar a aula com o tema “Diversidade Humana a partir da Inclusão da Pessoa com Deficiência na Sociedade.”

O Prof. Sugawara conduziu os alunos em uma reflexão profunda sobre as múltiplas definições de deficiência e suas diversas manifestações ao longo da história. Ele destacou como a percepção da deficiência varia entre diferentes contextos culturais e históricos. “A deficiência é somente uma condição, mas temos diferentes grupos envolvidos que a tratam de distintas maneiras. Essa diferenciação acontece a partir do contexto histórico e da maneira sobre como cada cultura trata a pessoa com deficiência”, explicou.

Ele exemplificou contrastes significativos: em países islâmicos, a amputação de membros é usada para marcar indivíduos como “impuros” e marginalizados, enquanto em países ocidentais, as pessoas com deficiência são frequentemente valorizadas e podem alcançar sucesso e protagonismo, fruto de lutas e movimentos que prezam pela construção de leis de proteção aos Direitos da Pessoa com Deficiência.

A aula também abordou a evolução das tecnologias assistivas e seu impacto na qualidade de vida das pessoas com deficiência. O Prof. Sugawara destacou desde as primeiras próteses, como um bastão de apoio usado por homens pré-históricos, até as tecnologias modernas, como exoesqueletos que permitem a mobilidade de pacientes com lesões medulares graves. “Nos primórdios da espécie humana, vemos o homem pré-histórico amputado usando um bastão de apoio como prótese para caminhar e hoje temos exoesqueletos que possibilitam a caminhada de pacientes com lesões medulares graves”, enfatizou.

O debate também incluiu a equidade no atendimento em saúde pública e o acesso à reabilitação para pessoas com deficiência, com destaque para a Rede Lucy Montoro. O Prof. Sugawara exemplificou como a rede oferece uma abordagem inclusiva desde o tratamento inicial até a alta, incentivando os pacientes a alcançar seus sonhos e se tornarem protagonistas em suas vidas. “Nossos pacientes são destaques no esporte, na moda inclusiva e até mesmo na maior festa popular brasileira: o carnaval. Na Rede Lucy Montoro, trabalhamos a inclusão da pessoa com deficiência desde o tratamento inicial até a alta, mostrando que a deficiência não é um fator limitante na busca por seus sonhos”, concluiu.

Após a aula, os alunos visitaram a Unidade Vila Mariana da Rede Lucy Montoro, onde conheceram os programas de reabilitação, a área de Bioengenharia e as tecnologias assistivas, incluindo robótica e exoesqueletos.

José Miguel Tomazevic, coordenador do curso de Pós-Graduação em Saúde Coletiva do Instituto de Saúde, destacou a importância da aula para os alunos. “A aula foi muito importante para os alunos, pois no curso tratamos diferentes abordagens da saúde coletiva. O curso é multidisciplinar e conhecer a área da reabilitação sob a ótica da pessoa com deficiência, com foco na sua saúde, direitos e funcionalidades, contribui para a quebra preconceitos, de barreiras físicas e atitudinais, gerados pela falta de informação e entendimento sobre o tema da deficiência.”

Pular para o conteúdo