Hospital das Clínicas
Primeira Instituição no Brasil Acreditada - Carf

IMREA e IRLM Morumbi são reavaliados pela CARF

Nos dias 08, 09 e 10 de maio, o IMREA HCFMUSP passou pelo processo de reacreditação da CARF (Comission on Accreditatiton of Reabilitation Facilities), principal acreditadora de qualidade para serviços de reabilitação em todo o mundo. A primeira acreditação conquistada pelo IMREA foi em 2014, que completa 10 anos com esta chancela (com novas reacreditações em 2017 e 2020).

Esta reacreditação tem foco nos programas de ambulatório e internação, além do programa de amputados na internação do IMREA Vila Mariana. Foram 3 dias de visitas às unidades, entrevistas, revisão de documentos e avaliação de resultados, envolvendo as equipes assistenciais e administrativas, alinhadas ao mesmo objetivo: garantir a segurança e a qualidade no atendimento aos pacientes, familiares e cuidadores, assim como dos nossos colaboradores neste processo.

“Este processo é de suma importância para que consigamos mostrar aquilo que a gente realiza na nossa rotina diária, o conhecimento e a apropriação dos nossos processos. Vamos juntos conquistar mais esse mérito!”, comentou a Dra. Mariana Cavazzoni Lima de Carvalho, Diretora de Corpo Clínico.

A abertura do evento ocorreu no IMREA Vila Mariana, no dia 08 de maio, e foi conduzida pela Profa. Dra. Linamara Rizzo Battistella (Presidente do Conselho Diretor), com a presença das lideranças da Instituição. “Fazemos tudo isso e precisamos de uma acreditação CARF, porque não basta fazer, temos que mostrar que fazemos com qualidade. A cada avaliação, melhoramos nossos processos e crescemos. Para nós, essa acreditação tem uma importância enorme pois é o momento para refletir o que precisamos aprimorar”, destacou a Professora.

O encerramento da visita dos avaliadores aconteceu no IRLM Morumbi, no dia 10 de maio, com a presença das lideranças institucionais e do Superintendente do HCFMUSP, Engenheiro Antônio José Rodrigues Pereira. “O HC completa 80 anos neste ano. Conquistamos o ranking de liderança no Brasil e na América Latina. Se o HC tiver mais gestores como o da Reabilitação e mais Professoras Linamaras na liderança, com certeza estaremos em destaque por mais 80 anos”, destacou o Superintendente.

Os avaliadores compartilharam um compilado do que verificaram nestes dias, destacando as fortalezas do IMREA, tais como: a importância da reabilitação no HCFMUSP e na FMUSP, o engajamento das lideranças com a reabilitação em todo o ecossistema que a Instituição está inserida, todas as tecnologias robóticas disponíveis e utilizadas no tratamento do paciente, o uso de ondas de choque e a dispensação de tecnologias assistivas durante o programa de reabilitação, dentre outros. Também foram pontuadas algumas algumas oportunidades de melhoria, de acordo com os requisitos do manual da CARF, e sugestões, baseadas na experiência dos avaliadores. O relatório com o resultado final da avaliação será enviado pelo escritório central da CARF em até 60 dias.

“A avaliação da CARF é sempre um momento muito gratificante! Durante o preparo para a visita dos avaliadores, organizando todos os documentos, informações e resultados dos processos, fica nítido o quanto fazemos e fazemos com excelência! Também nos faz refletir sobre onde podemos melhorar. O engajamento de toda a equipe neste projeto evidencia tudo que podemos alcançar juntos “, comentou a sra Ana Flávia S. Rezende, Gerente Corporativa de Qualidade e responsável pelo projeto CARF.

“Mais uma vez o IMREA pode demonstrar sua relevância e protagonismo no cenário mundial da Reabilitação! Mais do que a busca por reconhecimento, este processo de Acreditação pela CARF propicia nos reconhecermos, cada vez mais, como indivíduos e como Instituição definitivamente comprometida com melhoria de qualidade de vida neste planeta!”, finalizou o Dr. Fábio P. M. S. Castro, diretor executivo do IMREA HCFMUSP e do IRLM Morumbi.

Confira as fotos:

Pular para o conteúdo