facebooktwitter

IMREA Vila Mariana realiza encontro sobre distúrbios do sono

No dia 15 de março, data em que é celebrado o Dia Mundial do sonoo IMREA Vila Mariana, realizou um encontro entre residentes da Faculdade de Medicina da USP e das equipes multidisciplinares com o grupo de pesquisas do Prof. Dr. Arturo Forner (Professor do curso de Engenharia Mecatrônica da Escola Politécnica da USP).

O encontro foi coordenado pela Profa. Dra. Marta Imamura (Coordenadora da Residência Multiprofissional em Reabilitação de Pessoas com Deficiência Física Incapacitante) com objetivo de discutir a importância dos cuidados de distúrbios do sono para a qualidade de vida dos pacientes.

Durante o encontro, o Professor Arturo explicou a importância do uso do actígrafo (equipamento portátil de monitoramento do sono) para diagnósticos e tratamentos dos distúrbios do sono em pacientes com lesão encefálica.

“Sabemos que 50 a 70% dos pacientes com lesão encefálica possuem algum distúrbio do sono, além da alta prevalência de distúrbios respiratórios do sono, como a apneia obstrutiva, que infelizmente são subdiagnosticados”, comentou o Professor Arturo.

O Dia Mundial do Sono é um evento anual de conscientização sobre a importância da qualidade do sono, iniciado por um grupo de profissionais de saúde e membros da comunidade médica que trabalham e estudam essa área da Medicina. O objetivo da primeira comemoração da data, em 2008, foi reunir profissionais de saúde para discutir e compartilhar informações sobre o tema. Atualmente organizada pela Sociedade Mundial do Sono (World Sleep Society), a data visa diminuir as consequências que as dificuldades do sono provocam na saúde mental, física e produtiva da sociedade, por meio da prevenção e do tratamento desses distúrbios.

Foto sono prof marta Easy Resize.com