facebooktwitter

Ajudas Técnicas

A instituição conta com o setor de Ajudas Técnicas que disponibiliza equipamentos, dispositivos, práticas e serviços que objetivam promover a funcionalidade, relacionada à atividade e à participação da pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida.São realizadas a confecção, adaptação e manutenção de órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção de uma forma sustentável, visando melhor qualidade de vida ao paciente, maior autonomia, independência e inclusão social.


FD1ABAA7 CD78 49FD 8BE0 902028C4B988

A equipe técnica realiza as seguintes ações:

• Atende as demandas solicitadas de órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção, de acordo com a prescrição médica. 
• Realiza avaliações para a confecção de órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção, considerando os princípios e as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS).

a. Órteses: suropodálica, palmilhas, calçados, talas extensoras e coletes. As órteses proporcionam melhor funcionalidade, maior independência e ajudam a prevenir incapacidades secundárias. 


b. Próteses: membros superiores e inferiores. As próteses são equipamentos destinados a substituir um membro amputado, ausente ou mal formado. 

c. Meios Auxiliares de locomoção: bengala, andador, cadeira de banho, cadeira de rodas e adaptações de cadeiras de rodas, que auxiliam na mobilidade dos pacientes.

• Realiza as entregas das tecnologias assistivas prescritas, podendo ocorrer a dispensação em conjunto com a equipe médica, fisioterapia e ou terapia ocupacional.
• Realiza as devidas manutenções e adaptações, conforme a necessidade, das tecnologias assistivas dispensadas aos pacientes.

• Orienta o uso correto e apropriado, e os cuidados para conservação e preservação das tecnologias assistivas dispensadas.
• Busca, em conjunto com a Bioengenharia, inovações tecnológicas para desenvolver e aprimorar as tecnologias assistivas.