facebooktwitter

Realidade virtual é colocada à serviço da reabilitação na Rede Lucy Montoro

Através da tecnologia de videocaptura e recursos sensoriais, jogos são aliados em tratamentos de reabilitação

A unidade Morumbi da Rede de Reabilitação Lucy Montoro integra tecnologia e interação ao tratamento de reabilitação de seus pacientes com jogos como o EyeToy, do Play Station 2. Através da tecnologia de viodecaptura, o paciente se vê dentro do jogo ao ter a sua imagem projetada em um monitor, o que o estimula a se movimentar. Com jogos lúdicos e animados, o EyeToy é mais indicado às crianças, que podem ter atraso no desenvolvimento, problemas de coordenação e déficit de atenção e raciocínio.

Por ser menos ilustrativo e não ter animações, o IRex é um recurso semelhante ao EyeToy que foi adaptado para abranger um maior número de pacientes. “Quando o paciente está jogando, ele está focado no jogo e não nos incômodos que poderá sentir, o que faz com que ele tenha maior tolerância com a dor”, explica Thaís Terranova, coordenadora da Terapia Ocupacional da Rede Lucy Montoro. “Não há como definir um perfil de pacientes que podem usar esta tecnologia, pois devemos analisar cada caso separadamente. Entretanto, é essencial que o paciente seja capaz de exercer alguns movimentos, para que não haja frustrações”, acrescenta.

Já na unidade Vila Mariana da Rede de Reabilitação Lucy Montoro, fisioterapeutas usam jogos do Nitendo Wii como “Wii Fit” e “Wii Sports” para complementar a terapia em pacientes com derrame. “Os pacientes apresentam maior interesse em participar da terapia com recursos como o Wii”, assinala o fisioterapeuta Pedro de Castro.

Como o paciente se vê no monitor, há a melhora na percepção do movimento, do corpo e também na movimentação dos membros trabalhados. O objetivo é trabalhar e melhorar habilidades para facilitar o desempenho em atividades cotidianas. Por isso, a escolha do jogo também é fundamental para o sucesso do tratamento.