facebooktwitter

Crianças em reabilitação aprendem a consumir frutas brincando

Para comemorar o Dia das Crianças, a Rede de Reabilitação Lucy Montoro realizou atividades terapêuticas com alimentos saudáveis, construção de brinquedos inclusivos e recreação.

A criançada fez a festa na Rede Lucy Montoro. Para comemorar o Dia das Crianças, no dia 14 de outubro, os pequenos fizeram seus próprios espetinhos de frutas em formato geométrico, com a ajuda dos pais e dos terapeutas. As crianças também se divertiram na piscina de bolinhas e confeccionando uma caixa surpresa para proporcionar uma experiência sensorial e reforçar a importância do brincar para o desenvolvimento infantil, incentivando mães e crianças a buscarem o brincar inclusivo.

“As frutas são fontes de vitaminas e minerais, que auxiliam no combate de doenças. A Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda o consumo de 3 a 5 porções de frutas por dia”, explica a nutricionista da Rede Lucy Montoro, Fernanda Simões. “Mas devido a fatores de restrições alimentares, baixa aceitação, alterações sensoriais, seletividade alimentar, entre outras, atingir essa recomendação fica difícil quando a criança possui algum comprometimento no desenvolvimento neuropsicomotor”, relata.

 

Para Jéssica Morato, mãe do paciente Ryan Morato da Silvia, 4 anos, a atividade com as frutas foi muito muito importante, pois ele interagiu com seus colegas e despertou o interesse em provar novas frutas. “Eu sempre incentivo o Ryan a comer muita fruta e hoje ele comeu tudo. Em casa, nós brincamos de fazer a relação da cor da fruta com um super-herói que ele conhece. Isso o incentiva a comer ainda mais”, revela. “As frutinhas estavam muito gostosas, mas eu gostei mais de brincar na piscina de bolinha, por que tava todo mundo junto”, ressalta o garoto.


Hoje, de acordo com levantamento do Serviço de Nutrição da Rede Lucy Montoro, 36% dos pacientes do ambulatório infantil chegam para seu primeiro atendimento com carências nutricionais. O número destaca a necessidade da educação alimentar não só dessas crianças, mas dos pais e das mães. “Atividades como essa auxiliam cuidadores a inovar a forma de ofertar frutas, favorecendo seu consumo e beneficiando a saúde desses pacientes”, afirma o nutricionista da Rede Lucy Montoro Luiz Henrique Barroso dos Santos.

A atividade, ainda, abrangeu outros serviços assistenciais do programa de Reabilitação da Rede Lucy Montoro: a Terapia Ocupacional, com a manipulação das frutas; a Fisioterapia, com os cuidados posturais dessas crianças durante a atividade; a Psicologia, com o incentivo ao brincar inclusivo; a Fonoaudiologia, com o processo de deglutição dos alimentos e, por fim, o Serviço Social, com o estímulo das crianças a interagirem com seus coleguinhas com outras deficiências.

No dia 19 de outubro, foi a vez da unidade da Vila Mariana receber as atividades. Durante manhã e tarde, pacientes do ambulatório infantil também montaram seus espetos de frutas, supervisionados pelo Serviço de Nutrição. Além disso, numa atividade elaborada pelo Serviço de Psicologia, as crianças assistiram a um teatro de fantoches para, em seguida, produzirem seus próprios fantoches de meia. Tudo acompanhado pela equipe multiprofissional da Rede.

Destaque na Imprensa

As atividades terapêuticas desenvolvidas para as crianças no Instituto Lucy Montoro foram destaque em três veículos de imprensa.

A TV Cultura fez uma chamada ao vivo em seu telejornal do meio-dia, e reforçou a importância do consumo de frutas pelos pequenos.


A TV Brasil mostrou, em uma reportagem, todo o envolvimento da equipe multiprofissional da Rede Lucy Montoro, e também dos pais e responsáveis pelos pacientes do Ambulatório Infantil, para promover a inclusão e a boa nutrição dos pequenos.

 

E a Revista D+ publicou em seu site fotos e um texto salientando a pertinência das atividades desenvolvidas para o bom desenvolvimento das crianças. Confira clicando na imagem abaixo.

Revista D