facebooktwitter

Colaboradores do IMREA participam de palestra especial com o monge Ryozan Sensei

No dia 10 de junho, os colaboradores do Instituto de Medicina Física e Reabilitação (IMREA HCFMUSP/IRLM) participaram de uma reunião sobre o tema: “Motivação, Controle de Ansiedade e Estresse” com o monge budista Ryozan Sensei.

Durante o encontro online, o monge falou sobre as situações que estamos enfrentando durante a pandemia, que incluem sentimentos ruins como medo, ansiedade, perdas e lutos. Para os profissionais da saúde, estas questões fazem parte do dia a dia, pois os pacientes chegam fragilizados nos hospitais e precisam de cuidados redobrados. Desta forma, todos encontram-se unidos na mesma circunstância que é o cuidar do outro.

O monge propôs a seguinte reflexão: para ser cuidador, necessitamos de cuidados e isso reflete no modo de ser de cada pessoa, sendo algumas mais motivadas e outras menos. “Se queremos cuidar, precisamos pensar primeiramente no autocuidado e na maneira de como cuidamos do outro”, explicou.

“E se queremos cuidar do outro e fazer o bem, devemos tratá-lo com o respeito que gostaríamos que nos tratassem. Se eu fosse paciente, como gostaria de ser tratado? Entender as circunstâncias e aceitá-las é a melhor forma de ter uma experiência compassiva”, complementou o monge.

Segundo Ryozan Sensei, a busca da espiritualidade é uma das formas de aliviar os sofrimentos desta realidade. A meditação praticada pelo menos 20 minutos ao dia nos coloca em confinamento e em reflexão com o nosso Eu interior, onde observamos nossos pensamentos e nos desligamos dos problemas, tentando enxergá-los por outras perspectivas. “A meditação ajuda a ressignificar o sofrimento e agir com sabedoria em relação a circunstância contrária e adquirir a paz interior. O propósito da meditação é aceitar a circunstância contrária e transformá-la em aprendizado. Encontrar esperança e algo bom em meio aos desafios. Se estou bem, terei sabedoria para cuidar do outro com olhar de compaixão, transformando o cuidado em uma boa experiência de vida”, finalizou.

Os colaboradores que participaram da palestra contribuíram com uma campanha de doação de alimentos não perecíveis e produtos de higiene pessoal destinados ao Fórum Inter-religioso por uma Cultura de Paz e Liberdade de Crença, ligado à Secretaria de Justiça. No total, foram doados 103 kg de alimentos não perecíveis e uma caixa de produtos de higiene pessoal.

rc monge 01