facebooktwitter

O IMREA preparou, com a coordenação do Serviço de Terapia Ocupacional, um grande evento na sua unidade da Lapa para dar boas-vindas ao inverno. No sábado do dia 5 de junho, o instituto abriu suas portas ao público para um dia de apresentações teatrais, workshop e palestras educativas, com a participação de seus pacientes e alunos das oficinas terapêuticas.

Na abertura, foi encenada pelos alunos da Oficina de Teatro e Expressão Corporal a história “Noivo de Kuan Yin”, que traduz aos dias atuais uma lenda antiga sobre gratidão e compaixão entre homens. Houve também a encenação de mais uma peça, dessa vez a abertura de “O Pequeno Príncipe”, também protagonizada por pacientes e alunos das oficinas.

Abertas a colaboradores, público externo, pacientes e alunos, os workshops estiveram sempre com as turmas completas. Pela manhã e à tarde, os participantes podiam escolher entre fazer seus próprios cachecóis, aprender mais sobre ervas e chás, com degustação, e a trabalhar com a técnica de cartonagem, esta última atividade ministrada pela oficina do Serviço de Psicologia e Reabilitação Profissionalizante.

Ainda, o Serviço de Nutrição presenteou a todos com uma palestra sobre os cuidados a alimentação no inverno, com direito à degustação de uma sopa saborosa e nutritiva, além de arroz doce, para adoçar o sábado e lembrar que se aproximam os festejos de junho. Para encerrar, uma árvore de pedidos e intenções foi montada, baseada na lenda Tabanata. Os pedidos serão incinerados no final do mês para que, com a ajuda da fumaça, cheguem aos céus.

Dedicação ao IMREA

Todo o Festival de Inverno foi feito com muita dedicação de vários profissionais do instituto. Um deles é a cozinheira Ivete da Silva Ferreira, do Serviço de Nutrição, que tem 29 anos de trabalhos realizados no Hospital das Clínicas da FMUSP. No IMREA foram nove anos, divididos entre a unidade da Vila Mariana e da Lapa.

No Festival, a colaboradora se destacou na preparação da sopa, que foi muito elogiada por todos que a experimentaram.

O resultado não poderia ser diferente, pois Ivete guarda muita afeição pelo seu trabalho e pelo público para o qual cozinhou por tanto tempo. “Trabalhar com o paciente é muito bom. Nem tenho palavras”, conta, emocionada. “Saber que o paciente pode usufruir de algo bom que você pode oferecer a eles é maravilhoso.”

Seu orgulho é o filho William da Silva Araújo, que seguiu a aptidão da mãe e hoje é chef de cozinha na Austrália. “Os meus três filhos são meu orgulho, mas ele seguiu a minha carreira, né.”, relata sorridente.

Quanto aos seus colegas do time da Nutrição do IMREA, Ivete é só elogios. “Trabalhar com nutricionistas me ensinou muito, e levei esse aprendizado para casa”, reconhece. “Envolve muitos cuidados com qualidade, para ver se está tudo conforme.” Para saber como foi o Festival de Inverno do IMREA, veja a galeria abaixo.