facebooktwitter

As atividades terapêuticas têm bastante impacto na reabilitação de pacientes adultos e infantis nos institutos e centros de reabilitação da Rede Lucy Montoro. Em março, o Instituto de Reabilitação que se localiza no Morumbi, bairro da capital de São Paulo, organizou duas vivências, voltadas às crianças em programa de reabilitação e seus pais, que trouxeram novas experiências, informações e também um pouco de entretenimento.

Nos dias 20 e 22 de março, o Serviço de Psicologia ofereceu às crianças e seus respectivos cuidadores do Ambulatório Infantil uma Oficina de Música e Pintura, conduzida pela musicoterapeuta Anna Dulce Sales Carneiro Sampaio, que já atende pacientes do IMREA Lapa.

“A música e a pintura associada ao lúdico são capazes de promover descobertas, expressões e experimentações físicas, emocionais e relacionais entre pais e filhos”, explica Ana Clara Portela Hara, coordenadora do Serviço de Psicologia na unidade do Morumbi. Segundo ela, por meio de uma breve experiência terapêutica, os pais entram em contato com possibilidades de materiais e atividades para desenvolver em casa momentos de brincadeira, carinho e aprendizado com seus filhos.

Atividade Psicologia 1 

Atividade Psicologia Infantil

Atividade Psicologia Infantil 2
 
Oficina Culinária
 
O Serviço de Nutrição também organizou uma oficina voltada para os cuidadores dos pequenos pacientes do Lucy. Na atividade, realizada em 30 e 31 de março, foram ensinadas receitas que destacavam instruções nutricionais importantes, relacionadas ao funcionamento intestinal e a saúde geral das crianças.
 
Receitas como iogurte natural, biomassa de banana verde e suco de couve, laranja e cenoura foram testadas e aprovadas pelas crianças e seus acompanhantes. Karina Ileschi, mãe da paciente Ana Katarina Ileschi Silva, fez questão de ressaltar. “Achei simples, e tudo dá pra fazer em casa. E a Ana Katarina gostou! Ela comeu dois potinhos de biomassa, tomou dois sucos!” Quando questionada sobre a importância da iniciativa da Nutrição, Marta Luana, mãe da paciente Lorena Ribeiro, também é só elogios. “Sempre ajuda. Vimos que uma dica simples já faz a diferença na saúde dos nossos filhos, traz qualidade de vida. E são alimentos que não são tão caros, muita coisa já temos em casa.”
 
Luiz Henrique Barroso dos Santos, nutricionista que atende os pacientes do Ambulatório Infantil no instituto, reforça a pertinência da iniciativa, que reforça a atuação da equipe multidisciplinar no programa de reabilitação da Rede. “Atividades que possibilitam a vivência prática das orientações passadas nos atendimentos são de grande importância para a adesão dos cuidadores”, reforça.

Confira as receitas neste link.

Atividade Culinária 3

Atividade Culinária 2

Atividade Nutrição