facebooktwitter

Em meio à série de eventos organizados entre 11 e 13 de novembro pela Secretaria da Pessoa com Deficiência do Estado de São Paulo, acontece o Encontro Internacional de Reabilitação de 2016. A abertura oficial do evento teve a presença dos secretários de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Profa. Dra. Linamara Rizzo Battistella, e da Saúde, Prof. Dr. David Uip.

Sob o tema ‘Protocolos Clínicos Baseados em Evidências Científicas: Desafios e Oportunidades’, o encontro procura trazer palestras e debates que abrangem os principais temas na reabilitação, como lesão medular, dor crônica incapacitante, paralisia cerebral, órteses e próteses, prescrição em cadeiras de rodas, esporte adaptado, avaliação nutricional, entre muitos outros.

As discussões visam a padronização das práticas clínicas, além da disseminação da competência em Reabilitação desenvolvida durante todos esses anos nas instituições que formam a Rede.

Tais práticas e protocolos de atendimento ajudam a promover a inclusão social de muitos pacientes, explicou a Profa. Dra. Linamara Rizzo Battistella. “A nossa discussão é sobre evidência científica, o que podemos fazer para ter certeza de que estamos no caminho certo, medindo resultados como as melhorias do paciente e quanto ao processo de sua inclusão social, que é o nosso grande objetivo”, disse a secretária de estado. “A reabilitação tem que ser uma ferramenta para a garantia da qualidade de vida, para a garantia do ganho funcional, e tem que ser uma ferramenta para a inclusão social.”

Práticas Clínicas

Falarão no primeiro dia do evento médicos fisiatras e outros profissionais inseridos no programa multidisciplinar de Reabilitação da Rede. A importância da atuação conjunta desta equipe, formada por diversos Serviços como Psicologia, Enfermagem, Nutrição, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Condicionamento Físico e Serviço Social além do Serviço Médico, é um dos pontos iniciais da apresentação.

Com o debate dos protocolos clínicos e dos planejamentos terapêuticos baseado em metas funcionais, todos esses profissionais poderão trocar informações e compartilhar expertises para tornar o trabalho desenvolvido pela Rede padronizado em sua excelência.

O evento ocorre concomitante com outras ações da Secretaria da Pessoa com Deficiência do estado, como o 8º Encontro Internacional de Tecnologia e Inovação, o TOM SP 2016, o V Encontro de Gestores de Comunicação pela Inclusão e a Rede de Estudos sobre Deficiência e também o I Encontro de Termografia da Associação Brasileira de Medicina Física e Reabilitação, que tem o intuito de divulgar a termografia como instrumento diagnóstico utilizado na Fisiatria.