facebooktwitter

Especial: Dia dos Pais na Rede de Reabilitação Lucy Montoro

No dia a dia do programa de reabilitação da Rede Lucy Montoro, muitas são as mulheres cuidadoras. Mas, observando-se bem de perto, é possível identificar, pela semelhança ou mesmo pelos gestos de atenção e carinho, a parceria entre pais acompanhantes e seus filhos pacientes.

A semelhança entre acompanhante e paciente nos corredores da unidade da Rede no Morumbi logo denuncia: Marco Aurélio de Lima Souza, de 33 anos, e Calvin, 16, são pai e filho. Por conta de um acidente em um mergulho há um ano e meio, Calvin lesionou a coluna e, hoje, se locomove com cadeira de rodas.

Calvin e o pai sempre foram muito próximos. O adolescente, mesmo após a separação de seus pais, morou com Marco Aurélio por um bom tempo, e deve voltar à casa do pai, após a alta. “Onde a mãe dele mora é um sobrado, mas eu moro em prédio, onde já tem estruturas adaptadas para acessibilidade”, conta o pai.

Marco Aurélio encarou a paternidade jovem, com aproximadamente 20 anos, mas não se contém em sorrisos e palavras de amor sobre o filho. “Eu e o Calvin temos personalidades parecidas, até a voz. Ser pai foi uma grande felicidade, e é até hoje.” Além de Calvin, Marco Aurélio tem outros dois filhos, Caio, de 11 anos, e Sofia, de 8, que moram com sua ex-esposa.

Ao ser questionado sobre como é ser pai de uma pessoa com deficiência, Marco Aurélio é rápido em identificar o grande desafio. “É a acessibilidade para a pessoa cadeirante, porque eu tenho que pensar em adequações o tempo todo. O problema não é o Calvin estar no lugar, mas chegar até o lugar”, relata.

Marco Aurélio e Calvin

Divisor de águas

Marco Aurélio e o filho enxergam o tratamento na Rede Lucy Montoro como um divisor de águas na história da lesão de Calvin. “É outra perspectiva. O Calvin tinha atendimento no convênio, mas não era o programa completo e mais específico”, conta.

A grande dedicação do pai aos cuidados com Calvin é muito perceptível. “Eu preciso enxergar as dificuldades dele. O acompanhante vê a postura na cadeira, se a roupa está apertada, se o sapato está preso. A gente aprende a ter esse olhar”, descreve.

Com alta prevista para o dia 12 de agosto, nas vésperas do Dia dos Pais, Marco Aurélio e o filho pretendem passar a data juntos, na companhia dois outros irmãozinhos. “São eles que escolhem a programação para o dia”, se anima o pai.

Filho adotivo

Já Antônio Ferreira da Silva, de 63 anos, passará o domingo especial com seu filho adotivo André, de 33, que está internado no Instituto Lucy Montoro.

Metalúrgico aposentado, Antônio é quem acompanha André, que, há dois anos, foi atropelado por uma motocicleta. Após o acidente, o jovem ficou em coma por sete meses e, hoje, está em reabilitação para retomar alguns movimentos.

A dedicação a André não dispensa Antônio da atenção aos seus outros sete filhos, sendo seis mais próximos da família. Ao todo, são oito filhos, sendo os três caçulas, adotados. “É normal ter tantos filhos, é o mesmo que ter dois. Todos foram criados como iguais”, relata o aposentado. “Só aumenta a quantidade de feijão na panela.”

Antônio lembra bem do choque emocional logo após o acidente sofrido por André. “É difícil porque eu nunca tinha lidado com isso, tudo muda na sua vida.” Para se dedicar totalmente à recuperação, o aposentado largou os trabalhos que auxiliavam a renda da família e foi atrás de informações para prestar a melhor assistência possível. “Eu não tinha conhecimento nenhum.”

Na Rede Lucy Montoro, Antônio teve contato com profissionais que o esclareceram quanto aos cuidados em relação ao seu filho e também pode fazer amizades com outros pacientes e acompanhantes. "Para quem chega aqui hoje, eu me apresento e falo da minha experiência. A pessoa que acaba de chegar não sabe de quase nada. Fez falta isso para mim logo após o acidente. Agora eu mostro que tá todo mundo junto”, relata.

Emocionado, Antônio não deixa em nenhum momento de olhar com carinho para o filho. “No começo (logo após o acidente) não era possível, mas agora, se é um dia de sol, eu, o André e a minha esposa vamos para a praia, em Itanhaém, aproveitar o dia”, revela o pai. “Esse menino é muito amigo meu.”

AntonioeAndré

Comemoração

Uma data tão especial quanto o Dia dos Pais não poderia passar em branco na Rede de Reabilitação Lucy Montoro.

Nessa quinta-feira, 11 de agosto, os pacientes e seus acompanhantes na unidade do Morumbi assistiram à apresentação da dupla de jazz Sax in the Beats e também participaram de um jantar especial, oferecido gentilmente para celebrar as relações entre pais e filhos.

Sax in The Beats

A Rede de Reabilitação Lucy Montoro deseja a todos os pais um excelente dia!