facebooktwitter

Rede Lucy Montoro recebe programa Winter Schools

De 18 a 28 de julho, a unidade da Rede Lucy Montoro da Vila Mariana, em São Paulo, recebeu onze estudantes de Medicina, Engenharia e Fisioterapia de países como Chile, Uruguai, Reino Unido, Japão, Holanda, Brasil e México. O programa de intercâmbio fez parte do II FMUSP Medical Winter Schools.

Diferente da primeira versão em 2015, quando os alunos do programa apenas visitaram o IMREA para conhecer sua estrutura e atendimento, a edição deste ano ofereceu onze vagas para aulas em Medicina Física e Reabilitação. O curso, ministrado por médicos e outros profissionais da Rede Lucy Montoro, teve duração de duas semanas.

A médica residente de Fisiatria da Universidad Hospital de Clínicas de Montevideo e participante do Winter Schools, Sabrina Curbelo, não pode deixar de perceber a atenção dada pela equipe IMREA e o valor do aprendizado durante o programa. "Tivemos muito boa experiência tanto a nível acadêmico como pessoal e social”, disse a residente. “Todos os profissionais que conhecemos aqui foram amáveis. Vamos voltar com muitas ideias novas para aplicar em nosso dia a dia de estudos e trabalho".

Além de assistirem às aulas, os onze estudantes visitaram outras duas unidades da Rede Lucy Montoro na capital: o IMREA Clínicas e o Instituto Lucy Montoro do Morumbi, onde puderam entender algumas das peculiaridades de atendimento que fazem da Rede um centro de excelência em reabilitação. Os alunos também conheceram o Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, com todos os outros estudantes em intercâmbio pelo Winter Schools.

Integração Cultural

Como iniciativa de integração, a Comissão de Relações Internacionais da FMUSP convidou o grupo de Estudos Afro da USP para uma apresentação das tradições africanas presentes na cultura brasileira aos estudantes do Winter Schools.

Estiveram presentes neste evento a Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, a Prfa Dra Linamara Rizzo Battistella, e o presidente da Comissão de Relações Internacionais da FMUSP, o Prf Aluísio Segurado. “Que os alunos do Winter Schools utilizem as experiências não só científicas e acadêmicas, mas também as experiências multiculturais”, destacou o professor.

As atividades do Winter Schools 2016 encerraram no dia 29 de julho, no campus da FMUSP.