facebooktwitter
Nos dias 31 de março e 1° de abril o IMREA participou do 13° Congresso Internacional de Humanidades e Humanização na Saúde, e apresentou os projetos desenvolvidos na Instituição. Durante o evento foram expostas as práticas de Humanidade e Humanização, a fim de promover reflexões e incentivar conversas sobre a humanização nos serviços e o papel das humanidades na formação profissional na área de saúde.

Representantes de diversas áreas do IMREA apresentaram alguns dos projetos desenvolvidos para mais de 1.200 pessoas de diversas nacionalidades, entre eles, o Projeto Esporte na Reabilitação; Adaptação nas vestimentas dos pacientes; Serviços de Mensageria e Conciergeria; Exibição de filmes em salas de cinema aos finais de semana para os pacientes internados; Projeto Livro do Bem; Projeto InterAção; Projeto Comemorando o meu Aniversário; Realização de Cultos Ecumênicos; Entrevista Social; dentre outros.

Para Odete de Oliveira, o Congresso atendeu totalmente às expectativas “Pudemos reforçar a compreensão da humanização na saúde como prática contínua e diária, sempre com vistas no bem do paciente acima de tudo”, comenta a Coordenadora do Serviço Social do IMREA - Morumbi.

Foram inscritos quase 600 trabalhos científicos provenientes de todo Brasil, contemplando os seis eixos temáticos do Congresso: Práticas do Cuidado ao Paciente; Humanização como Estratégia de Gestão e Qualidade de Serviços; Formação Ética e Humanista dos Profissionais da Saúde; Humanização na Atenção ao Profissional da Saúde; Ensino-aprendizagem de Humanidades e Humanização e Pesquisa em Humanidades e Humanização da Saúde.

O Congresso Internacional de Humanidade e Humanização na Saúde é uma iniciativa da Faculdade de Medicina da USP e do Hospital das Clínicas da FMUSP em comemoração aos seus setenta anos e contou com professores renomados nessa temática no Brasil e palestrantes estrangeiros autoridades mundiais no assunto.