facebooktwitter

USP e universidade do Japão celebram cooperação na área da saúde

Foi assinado, em 1º de abril de 2017, em Fujita, Japão, o primeiro Acordo de Cooperação entre a Universidade de São Paulo (USP) e a Fujita Health University (FHU), que visa à cooperação acadêmica entre as instituições.

Representando a USP, estiveram presentes a Profa. Dra. Linamara Rizzo Battistella, Professora Titular do Departamento de Medicina Legal, Ética Médica, Medicina Social e do Trabalho da FMUSP, a Profa. Dra. Marta Imamura, do mesmo Departamento, e o Prof. Dr. Arturo Forner Cordero, Professor Livre Docente do Departamento de Mecatrônica e Sistemas Mecânicos da Escola Politécnica da USP. Também participaram da missão à FHU o Prof. Dr. Rui Imamura, Professor Colaborador do Departamento de Oftalmologia e Otorrinolaringologia da FMUSP, e o Dr. Marcel Simis, Pesquisador responsável pelo Laboratório de Neuromodulação e Reabilitação do IMREA HCFMUSP.

Os interesses iniciais que levaram ao estabelecimento do Acordo de Cooperação estão na área da reabilitação de pessoas com deficiência em geral, e em casos de Acidente Vascular Cerebral em particular, com destaque para a disfagia, a neuromodulação e a robótica aplicada à reabilitação.

Durante a cerimônia oficial de assinatura do Acordo, todos os envolvidos reiteraram a necessidade de estreitar as relações e fortalecer a parceria entre as Universidades. A cerimônia foi seguida de um simpósio de pesquisa realizado no dia 2 de abril, no qual foram apresentados os resultados mais recentes das pesquisas conduzidas em cada instituição.