facebooktwitter

Pesquisadores da Universidade de Michigan, EUA, conheceram as instalações da unidade Vila Mariana da Rede Lucy Montoro na segunda-feira, 28 de novembro. Os visitantes foram recebidos pela Profa. Dra. Linamara Rizzo Battistella e pelos médicos Dr. Marcel Simis e Dra. Marta Imamura.

VisitadeMichigan
Da esquerda para a direita: Dr. Marcel Simis, Dr. Chandramouli Krishnan (Universidade de MIchigan, EUA), Dra. Julia Greve (Instituto de Ortopedia e Traumatologia do HC FMUSP), Dra. Christina May Moran de Brito (Instituto do Câncer de São Paulo), Prof. Dr. Rui Ribeiro (Escola Superior de Saúde do Alcoitão, Portugal), Profa. Dra. Linamara Rizzo Battistella,  Dr. Marcos Montagnini (Universidade de MIchigan, EUA), Dra. Marta Imamura, Dra. Rebeca Boltes Cecatto e Vinícius Delgado Ramos (Cooperação Internacional do IMREA/Rede Lucy Montoro).

A visita antecedeu o 3º Simpósio de Pesquisa FMUSP – UMMS realizado pela Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) em colaboração com a Faculdade de Medicina da Universidade de Michigan (UMMS), nos dias 29 e 30 de novembro. O evento teve como objetivo discutir e compartilhar resultados de pesquisas conjuntas e promover o desenvolvimento de novas parcerias entre o corpo docente das duas universidades e pesquisadores do IMREA.

“Nós precisamos somar os diferentes saberes para multiplicar as informações, construir a certeza de pesquisas de altíssimo padrão e de grandes resultados para a nossa sociedade. O fortalecimento desse convênio entre a FMUSP e a Universidade de Michigan contribuirá para atingirmos estes objetivos”, garante a Profa. Dra. Linamara Battistella.

Na tarde do primeiro dia do Simpósio, aconteceu uma sessão sobre o tema "Medicina Física e Reabilitação ao longo da vida", onde pesquisadores de Michigan e da FMUSP apresentaram suas pesquisas em desenvolvimento sobre diferentes temas: Novas tendências em reabilitação em idosos com osteoartrite de joelho; Determinantes sociais da saúde e da deficiência em pacientes com medula espinhal envelhecida; Robótica e neuromodulação aplicados à reabilitação; Efeito da atividade física supervisionada na fase ativa do tratamento do câncer de cólon.

Para a pesquisadora Denise Tate (UMMS), as pesquisas desenvolvidas pelo IMREA contribuem de maneira significativa ao meio acadêmico-científico na área da saúde. “O IMREA traz a evidência à pesquisa em reabilitação em prol do benefício ao paciente e a sociedade”, comenta.

No encerramento do Simpósio, a Profa. Dra. Linamara Battistella revelou que a nova fronteira que a Faculdade de Medicina assume frente a USP é a convergência tecnológica como uma oportunidade de melhorar o sistema de pesquisa atual. “Hoje nós assumimos o compromisso de sempre transformar conhecimento em assistência de qualidade, pensando sempre em convergência tecnológica”, revela.