facebooktwitter

Médicos do IMREA participam de palestra sobre direitos e responsabilidades dos pacientes

No sábado, 2 de setembro, médicos do IMREA reuniram-se para ouvir as palestrantes Profa. Dra. Izabel Cristina Rios e Profa. Dra. Maria Garcia e discutir o tema Direitos e Responsabilidades dos Pacientes.

Izabel Rios é coordenadora do Núcleo Técnico e Científico de Humanização e da Rede Humaniza FMUSPHC e trouxe, no ínicio, dois casos clínicos os quais os médicos puderam desenvolver discussões a respeito. A explanação foi feita com base nas temáticas de confidencialidade e sigilo de informações referentes aos pacientes, além de autonomia e respeito à vontade da pessoa atendida.

Maria Garcia, que é professora de Direito Constitucional, Educacional e Biodireito da PUC e membro da Comissão de Bioética do HCFMUSP, ao final, pontuou princípios da bioética que podem nortear condutas referentes a possíveis dilemas éticos.

O debate sobre Direitos e Responsabilidades dos pacientes acontece periodicamente no IMREA e faz parte do constante alinhamento com a Política de Humanização em vigor. “Dessa vez, as apresentações também abordaram a preocupação com a violência a qual estão mais expostos crianças, idosos e pessoas com deficiência, por fazerem parte da parcela da população mais vulnerável”, explicou a Dra. Katia Lina Miyahara, médica fisiatra e Diretora Clínica do IMREA.

Também foram debatidas as posturas frente às agressões que partem dos pacientes ao profissional da Saúde. Estiveram presentes cerca de quarenta profissionais, entre médicos, residentes e outros profissionais assistenciais.

Médicos Palestra